– Análise Pré Jogo da Arbitragem de Taubaté X Paulista e outros pitacos.

Já adiantamos na rodada passada a escala de árbitros para Taubaté X Paulista: Leonardo Ferreira Lima, natural de Ourinhos, com mais de 10 de experiência em série A1, apitará a partida desta 4a feira à noite. Árbitro firme, que gosta de controlar o jogo e não distribui cartões à toa. Corre bastante, bom tecnicamente. Dentro de uma situação normal, creio que passará despercebido no jogo. 

Me chama a atenção a repetição da escala do bandeira 1: será Ricardo Pavanelli, que exerceu (sem comprometer) a mesma função no último sábado em Paulista 1×2 Portuguesa. 

Aproveito o espaço e quero dar um pitaco sobre a série A2: no papel (e na bola rolando), Guarani, Bragantino, Taubaté e Portuguesa são favoritos ao acesso. Mas há times muito fracos no torneio! O Galo é um grande do interior, um gigante entre os pequenos, e apesar da crise financeira, não corre o mesmo risco de alguns times da A3, como bem definiu o Heitor Freddo no “Batendo Bola” de hoje na Rádio Difusora: de ser um moribundo como o Guaratinguetá ou um zumbi como o Grêmio Barueri, que vagam na Terceirona. O Paulista é respeitado! Tem camisa. E por isso, vale se perguntar: Por que não sonhar com o acesso? Não é favorito, mas o potencial já foi mostrado. Beto Cavalcante tem peças experientes e alguns jovens com potencial. E diferente do que se previa antes do início da A2, não creio em queda para a A3 pelos motivos citados.   

 

– O desespero de uma nota falsa

Quarta-feira de Cinzas: dia difícil para quem faz serviço de banco. Agências lotadas, muita confusão e situações difíceis. Dentre os muitos percalços, presenciei uma triste cena. Na agência Itaú da Rua do Rosário, há pouco, um senhor foi pagar sua conta com uma nota de R$ 100,00. O caixa identificou de bate-pronto que a nota era falsa. Ao avisar o cliente, um surto! O dono da nota entrou em desespero e teve um ataque de fúria. Começou a gritar, xingar, exigir que o caixa recebesse a conta com a nota. O caixa tentou acalmá-lo sem sucesso. O coitado do cidadão se tornou agressivo, batia no balcão e falava vários palavrões. E queria a nota de volta a qualquer custo. Ameaçava todo mundo, quase saltou o biombo, implorou e se descontrolou. De acordo com a lei, a nota deve ficar retida – mas isso não era entendível para ele. 

A fila era de 36 pessoas no início da discussão. E simplesmente parou. 

O mais incrível disso não foi o desespero do cliente e seu surto: o mais impressionate foi o número de pessoas que riam sem compaixão disso. Achavam graça, se divertiam com o nervosismo e a situação de alguém enlouquecido que falava bobagens e estava fora de si.

Triste comportamento da raça humana. Como se pode ironizar um pobre que foi tapeado e está inconformado?

E se a situação fosse com alguns dos risonhos insensíveis que estavam na fila?

Apenas faço o relato de uma situação que não me entra na minha cabeça. As pessoas são assim mesmo, insensíveis, ou a sociedade perdeu a noção da piedade? 

 

– Análise Pré-Jogo para a Arbitragem de São Paulo x César Vallejo

Na primeira escala confeccionada pela Comissão de Árbitros da Conmebol sobre a chefia do brasileiro Wilson Luís Seneme, vejo muita coerência: árbitros mais experientes para confrontos mais parelhos, e árbitros novatos na FIFA para os jogos considerados “fáceis”. São Paulo x César Vallejo é um desses jogos que se pode testar melhor um juiz (já que, em tese, o Tricolor é muito melhor que o time peruano).

Para este confronto, apitará Christian Ferreyra, do Uruguai, 37 anos de idade, 2 anos e meio apenas na FIFA. Ele trabalha numa importadora e se formou em Gestão Desportiva recentemente. É assumidamente um ex-jogador de futebol que se frustrou na carreira e declaradamente diz que a arbitragem sempre foi o seu plano B.

Dentro de campo?

Uma “metralhadora de cartões”! Numa rápida pesquisa, vejo que sua média é de praticamente 1 cartão vermelho e 7 amarelos por jogo, seja ele brigado ou mais cadenciado. Bom desempenho físico em campo, muito embora dê a impressão de “falso gordo”.

Um fato curioso ocorreu em 2013: após comandar seu primeiro Nacional x Peñarol, as equipes partiram para as reclamações contra Ferreyra. Eis que um policial vai proteger o juizão e leva um nocaute devido a um soco do goleiro Jorge Bava.

Tomara que a lambança ocorrida em Montevidéu seja apenas um jogo para ser esquecido…

Veja o ocorrido em: http://youtu.be/rtsNqw7f2N8

bomba.jpg

– Cuba sem a Família Castro?

Leio que José “Pepe” Mujica, o ex-presidente uruguaio que foi marcado pela sinceridade e simplicidade (e que um dia disse que Lula havia lhe confidenciado preocupação com as investigações contra corrupção), disse em entrevista que conversou com Raul Castro, que lhe avisou: “está velho e vai deixar o poder”!

Sinceramente? Nasci vendo a ilha sendo governada por Fidel Castro. E imaginá-la sem o Castrismo é incrível.

Que vá embora logo, e que seu sucessor abra a democracia o mais breve possível!

bomba.jpg

– O presidente da Conmebol está ou não com a razão?

Alejandro Dominguez, o novo presidente da Conmebol, admitiu em entrevista ao jornal Mercúrio:

Considero que a Conmebol é uma organização que, em sua administração, ficou obsoleta. Ela não representa e não está a altura do futebol da América do Sul”.

Será que esse auto reconhecimento é sincero?

Particularmente, me parece que a CONMEBOL está sim à altura da América do Sul. Afinal, devido aos problemas de corrupção e educação dos governos latinos e da péssima formação do povo, como discordar? O futebol, nesse caso, é um universo bem representativo da sociedadeO retrato é esse mesmo…

bomba.jpg

– Carnaval é festa ou é briga?

Não sou chegado em carnaval, mas respeito quem gosta. E vendo a apuração na TV… caramba!

Os caras se matam, os juízes incrivelmente DEIXAM de dar nota e a pancadaria rola solta.

Cadê o discurso “da comunidade”, do empenho do povo sofrido? Fica jogado para trás?

A gente de bem que faz o Carnaval acaba se misturando com os briguentos que não sabem perder. Sem contar com a desorganização que impera na Liga das Escolas de Samba.

Que feio o que foi visto no Anhembi. Quando se resolverá tudo isso?

Primeiro, tiraram a presença da torcida da apuração. Agora, tirarão os representantes?

bomba.jpg

– Quarta-feira com cara de Segundona!

Quarta feira gorda? Para alguns. É dia de recomeçar, do Brasil andar. E de manter a rotina como eu e muitos outros.

Para ter ânimo: correr! Comecei cedo, buscando disposição para a jornada. Olha aí a foto motivação:

img_0532-1

Durante a corrida, a costumeira reflexão: hoje, dia de Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento, que largou tudo em nome da pobreza, da oração e do serviço ao próximo.

img_0534

Depois disso, desaquecer curtindo a alvorada que surge despertando o dia!

img_0537

Enfim: que esse dia maravilhoso que nasce nos inspire em mais uma jornada. Olha aí que amanhecer incrível.

img_0538-1

É isso aí: corpo, alma e mente em harmonia (foto das 06h15 em Jundiaí).

– Família! Como é bom ter uma…

Dia de muita alegria: aproveitamos a folga do Carnaval para curtir uma despedida de solteiro em família!

Pois é: como dito em outra oportunidade, meu pai vai casar. E fizemos uma confraternização muito gostosa, com todos reunidos. 

Alegria, paz, sorrisos. E o mais importante: amor em nossos corações!

Inventamos até uma dancinha “meio diferente”.  Estava todo mundo sóbrio, ok? Nossa êxtase era pura e de brincadeira. 

Aqui: https://youtu.be/1-3ESrEE49k