– Temos fome de Cristo, alerta o Papa Leão.

Dias atrás, em homilia, o Papa Leão XIV fez um alerta aos católicos:

“Cristo é a resposta de Deus à fome do homem, porque o seu corpo é o pão da vida eterna: tomai todos e comei”.

Isso me faz refletir: a “fome da sociedade” está em quê? No sucesso, nos bens de consumo, nos artigos de luxo (no materialismo em si)? Nas investidas sociais, na necessidade de exposicão e de celebrar o corpo (as vaidades)? E quando temos tudo isso, não saciamos

A fome que sacia é Cristo! Somos famintos da Eucaristia, e por tantos desvios do consumismo, achamos que mundanamente resolveremos nossa abstinência.

“Nem só de pão o homem viverá, mas de toda a Palavra que procede de Deus”, devemos lembrar.

– 21 anos que o Paulista FC conquistou a Copa do Brasil.

Data Inesquecível para Jundiaí: 22/06/2005! Rememore a reportagem da Rede Globo sobre a conquista do Paulista frente o Fluminense pela Copa do Brasil 2005 (12 jogos ao total, contra 6 adversários da A1).

(OPS: o que Eurico Miranda disse nesse dia lá em São Januário? No registro do Jornal de Jundiaí em: https://www.jj.com.br/jundiai/paulista-e-a-maior-conquista-de-sua-historia-centenaria).

O vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=clNpqeMiy40

– Brilhe, sol, no trânsito da Marginal.

Parado no congestionamento na Marginal Pinheiros, vejo o sol se posicionar na torre da antiga fábrica de canetas da BIC.

Quem disse que a paisagem urbana de São Paulo não é bonita?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagens #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #sunshine

– Compulsão Digital: um novo mal da Tecnologia.

Leio numa edição de dias atrás da Revista Isto É (ed 2289, por Monique Oliveira) a respeito daqueles que são reféns de smartphones e tablets. E um número que assusta: 10% dos brasileiros são viciados digitais e não percebem. Já existe até clínica de reabilitação para viciados digitais.

Mas, repare: o que são aquelas pessoas que ficam nas mesas de restaurantes, ao invés de baterem papo, digitando? Ou aqueles jovens / adolescentes teclando suas mensagens completamente alienados do que está acontecendo ao seu redor?

E nós mesmos, acessando email ou redes sociais muitas vezes desnecessariamente?

Caramba… precisamos nos cuidar desta compulsão ou desse transtorno, chame-o do que quiser.

Extraído de: http://www.istoe.com.br/reportagens/326665_VITIMAS+DA+DEPENDENCIA+DIGITAL

VÍTIMAS DA DEPENDÊNCIA DIGITAL

Com a explosão dos smartphones, cerca de 10% dos brasileiros já são viciados digitais. A medicina aprofunda o estudo do transtorno e anuncia o surgimento de novas opções de tratamento, como a primeira clínica de reabilitação especializada

“Eu literalmente não sabia o que fazer comigo”, disse um estudante do Reino Unido. “Fiquei me coçando como um viciado porque não podia usar o celular”, contou um americano. “Me senti morto”, desabafou um jovem da Argentina. Esses são alguns dos relatos entre os mil que foram colhidos por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Eles queriam saber o que sentiam jovens espalhados por dez países, nos cinco continentes, depois de passarem 24 horas longe do computador, dos smartphones e tablets. As descrições, como se viu, são assombrosas. E representam exatamente como sofrem os portadores de um transtorno preocupante que tem avançado pelo mundo: o IAD (Internet Addiction Disorder), sigla em inglês para distúrbio da dependência em internet. Na verdade, o que os entrevistados manifestaram são sintomas de abstinência, no mesmo grau dos apresentados por quem é dependente de drogas ou de jogo, por exemplo, quando privado do objeto de sua compulsão.

Estima-se que 10% dos brasileiros enfrentem o problema. Esse número pode ser ainda maior dada a velocidade com que a internet chega aos lares nacionais. Segundo pesquisa da Navegg, empresa de análises de audiências online, o Brasil registrou o número recorde de 105 milhões de pessoas conectadas no primeiro trimestre deste ano. Dados da Serasa Experian mostram que o brasileiro passa mais tempo no YouTube, no Twitter e no Facebook do que os internautas do Reino Unido e dos EUA. A atividade na rede é impulsionada pela explosão dos smartphones. De acordo com a consultoria Internet Data Corporation, esses aparelhos correspondiam a 41% (5,5 milhões) dos celulares vendidos em março. Em abril, o índice pulou para 49% (5,8 milhões).

Tantas pessoas usando esses aparelhos está levando ao surgimento de um fenômeno que começa a chamar a atenção dos estudiosos. Trata-se do vício específico em celular e da nomofobia, nome dado ao mal-estar ou ansiedade apresentados por indivíduos quando não estão com seus celulares. No livro “Vivendo Esse Mundo Digital”, do psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas, do Hospital das Clínicas de São Paulo, há uma das primeiras referências ao tema. Nele, estão descritas as consequências dessa dependência. “Os usuários estão se distraindo com facilidade e têm dificuldade de controlar o tempo gasto com o aparelho”, escreveu o especialista. A obra também pontua os sintomas da dependência. O que assusta é que eles são muito parecidos com os manifestados por dependentes de drogas. Um exemplo: quando não está com seu smartphone na mão, o usuário fica irritado, ansioso (leia mais no quadro na pág.67).

No futuro, a adesão aos óculos inteligentes, à venda a partir de 2014, poderá elevar ainda mais o número de dependentes. Esses aparelhos são, na verdade, um computador colocado no campo de visão. Empresas como o Google, por meio de seu Google Glass, apostam alto nessa tecnologia.

Como todas as dependências descritas pela psiquiatria, a digital não é facilmente reconhecida. Mas, da mesma forma que as outras, pode ser diagnosticada a partir de um critério claro. Ela está instalada quando o indivíduo começa a sofrer prejuízos na sua vida pessoal, social ou profissional por causa do uso excessivo do meio digital. Na vida real, isso significa, por exemplo, brigar com o parceiro/a porque quer ficar online mesmo com a insatisfação do companheiro/a ou cair de produção no trabalho porque não se concentra na tarefa que lhe foi delegada.

A gravidade do problema está levando a uma mobilização mundial em busca de soluções. Uma das frentes – a do reconhecimento médico do transtorno – está em franca discussão. Recentemente, a dependência foi um dos temas que envolveram a publicação da nova versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicação da Associação Americana de Psiquiatria adotada como guia para o diagnóstico das doenças mentais. Na edição final, o vício, não citado em edições anteriores, foi mencionado como um transtorno em ascensão que exige a realização de mais estudos. Muitos especialistas criticaram o manual porque acreditam já ser o distúrbio uma doença com critérios diagnósticos definidos.

Uma das vozes a defender essa posição é a psiquiatra americana Kimberley Young, reconhecida autoridade na área e responsável, agora, por dirigir uma experiência mundial inédita: a primeira rehab digital, aberta no mês passado. O centro de reabilitação fica na Pensilvânia, como um anexo do Centro Médico Regional de Bradford. O modelo é igual ao de programas de reabilitação de drogas. No local, o indivíduo passará por uma internação de dez dias. O tratamento terá como base a terapia cognitivo-comportamental, cujo objetivo é substituir hábitos nocivos por outros saudáveis, além de sessões em grupo, individuais e intervenção medicamentosa consensual, se necessária, em situações extremas. “Há uma crescente demanda para esse tipo de serviço”, disse Kimberley à ISTOÉ.

Em países como Japão, China e Coreia do Sul, a dependência já é tratada como questão de saúde pública. Programas desses governos foram criados na tentativa de mitigar o problema. O Ministério da Educação japonês lançou um projeto que atenderá 500 mil adolescentes. Além de psicoterapia, a iniciativa definirá áreas ao ar livre nas quais os jovens serão exortados ao convívio social por meio da prática de esportes, com uso restrito às mídias digitais. Na China, o programa é militarizado, o que desperta críticas no Ocidente. “É um tratamento militar, com total restrição à mídia”, diz Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Psicologia em Informática da PUC-SP, serviço que atende os dependentes por meio de orientações transmitidas por e-mail. Na Coreia do Sul, onde cerca de 30% dos adolescentes são viciados, os jovens passam 12 dias internados.

(CONT…)

Vício digital: você sofre desse mal? - Blog ProDoctor

Imagem extraída de: https://prodoctor.net/blog/vicio-digital-voce-sofre-desse-mal/

– Descanse em paz, Querido Professor Toninho!

Faleceu no último sábado o querido Professor Antonio Oirmes Ferrari, que foi meu diretor na UniSant’Anna – Salto/SP.

Prof Toninho foi um dos homens mais inteligentes e simpáticos que conheci. Sempre prestativo, culto e apaixonado por futebol…

Meus pêsames à família e que ele possa descansar na paz do Senhor.

– Dia bonito.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress

– Liturgia Diária de 22/06/2026:

S. PAULINO, Bispo e Confessor Festa de 3ª Classe – Missa própria Nasceu em Bordéus (353) de família nobre. Após exercer vários cargos de grande …

Continua em: Liturgia Diária – 22/06/2026

Evangelho (Mt 7,1-5)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Não julgueis, e não sereis julgados. 2 Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

bomba.jpg

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

Imagem

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí, com a madrugada gelada.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Na Eleição Presidencial, vale qualquer bobagem?

Lamentável… Lula ousou dizer que nunca foi de Esquerda. 

Acredito, igualmente como o Bolsonaro nunca foi de Direita (embora, se lembre, ele já chegou a votar com o PT enquanto deputado), como Alexandre de Moraes tem cabelo ou como o como Neymar não vai atrás de rabos-de-saia…

O Brasil não é para amadores mesmo…

– Pra semana…. ânimo!

Que boa mensagem:

– 195.

Saudades de algo / alguém em particular, há 195 dias…

– A liberdade de escolher a sua atitude:

Não é fácil o julgamento dos outros. Nem o olhar censurador alheio. Tampouco os seus próprios valores questionados.

Mas a chance de decidir o seu futuro (quando você pode) é algo precioso! Pois, afinal, sua atitude pode mudar tudo.

Um pensamento, na imagem:

– Se ame um pouco mais, cuidando da sua saúde mental.

Se você não cuidar do seu bem-estar, as outras pessoas não cuidarão.

Se você não se esforçar em se amar, poucos te amarão.

Se você não procurar se entender, muitos não desejarão.

Enfim: se ame e cuide da sua saúde mental sem esperar algo de qualquer pessoa.

Uma imagem:

 

– Sob a aldeia: Israel descobre complexo militar do Hezbollah.

Descoberta de túnel militar do Hezbollah expõe tensão no sul do Líbano. #Linkezine ⚡ O post Sob a aldeia: Israel descobre complexo militar do …

Continua em: Sob a aldeia: Israel descobre complexo militar do Hezbollah

– ”Quem pisa nos outros, tropeça na vida”.

Um ditado que nos faz refletir:

”Quem pisa nos outros, tropeça na vida”.

A sabedoria popular, aqui, de maneira clara e bem objetiva…

Imagem extraída da Internet. Autor desconhecido.

– Morro da Boa Vista.

Saindo da Rodovia Fernão Dias, sentido Piracaia, passeamos no “Morro da Boa Vista”.

Acho que o horizonte explica o nome da região…

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Excesso de Web. Confere, macaquinho?

Pessoas hipnotizadas? Sem espírito crítico?

Talvez essa imagem seja verdadeira… Abaixo: 

– No Lago do Taboão.

O Lago do Taboão e sua beleza natural, em Bragança Paulista.

A natureza capricha em seus cenários.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #lago #lake

– 10 dicas para ter sucesso no LinkedIn.

Gostei dessas boas dicas e compartilho (lembrando: LinkedIn não é e nem pode conter os mesmos vícios do Facebook; é coisa séria e profissional).

Abaixo:

– Parquinho.

Meu dia no parque 💚

Curtir o verde com as crianças é sempre muito bom!

– Vorcaro e Jaques Wagner: encontro sob investigação da PF.

Caso Vorcaro-Wagner expõe tensão política e abre debate sobre liderança no Senado. #Linkezine 📰 O post Vorcaro e Jaques Wagner: encontro sob …

Continua em: Vorcaro e Jaques Wagner: encontro sob investigação da PF

– Ipês iluminados no céu.

E os pés de ipês de Jundiaí? O brilho do sol os realçam ainda mais.

Sensacionais…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #natureza #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #ipê #nature

– Festa de São Luís Gonzaga, o patrono dos jovens.

Em tempos de desregramento e falta de valores, um santo que serve de modelo para todos nós: São Luís Gonzaga, o Padroeiro dos Jovens, celebrado hoje.

Abaixo, sua história, extraída do site da Comunidade Canção Nova:

SÃO LUÍS GONZAGA

Considerado o “Patrono da Juventude”, São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione.

Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses mas, graças ao amor de Deus, Luís desde cedo deixou-se possuir por esse amor.

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos. Com pouco mais de vinte anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma.

– São Luís Gonzaga, rogai por nós. Amém.

Imagem extraída da Web. Quem conhecer a autoria, favor informar para postar os créditos.

– Escape Jungle Brasil.

Hoje, eu e a minha filhota Maria Estela estivemos no @escapejunglebrasil , dos queridos Márcia e João, em Bragança Paulista!

Foi muiiiiiito legal! Quem não conhece, precisa ir lá se divertir. Valeu a pena.

– 56 anos do Título da Seleção Brasileira de 1970.

É de arrepiar! Hoje, 21/06, aniversário de 56 anos do melhor futebol já jogado no mundo.

Assisti no YouTube o filme oficial de Brasil 4×1 Itália em 70. Áureos tempos…

Sensacional, assista em: https://www.youtube.com/watch?v=IKXiyGynU7k

– Domingão Inspirador.

Assim clareou o domingão!

Como não se inspirar?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Machado de Assis, eterno!

E hoje se comemora o 186º ano do nascimento de Machado de Assis.

Disse ele: 

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouca importa; o essencial é que saiba amar”.

Teria sido ele o maior escritor do Brasil? Será que as gerações futuras discutirão isso ou outros gênios surgirão? Há aqueles que dizem que Paulo Coelho o superará/superou… não concordo.

1.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem conhecer o autor, informar para crédito na postagem.

– Felicidade!

Essa linda foto não precisa de legenda, né?

– Liturgia Diária de IV Domingo depois de Pentecostes: 21/06/2026.

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria Por causa de algumas mudanças feitas no decorrer do tempo, há apenas, pequeno, ou mesmo nenhum nexo entre o …

Continua em: Liturgia Diária – IV Domingo depois de Pentecostes – 21/06/2026

Evangelho (Mt 10,26-33)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– O Espírito Santo, a Verdade, de mim irá testemunhar, e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26 Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– A Dangerous Type Of Man To Recognize.

How many of you ladies have or had fathers, uncles, or brothers address many of the topics I cover with you, including on  dangers of insecure men …

continua em: Type Of Man To Recognize