1-.Com 9 rodadas do Paulistão, uma curiosidade: o Corinthians é o campeão do fair-play. Nenhum expulso em todas as rodadas. Dos demais times grandes, Palmeiras e São Paulo: 1 atleta cada; e o Santos, 2. Já os pequenos… muitos vermelhos!
2-.E sobre o Corinthians: que cáca do zagueirão do Bragantino! O Zé Boca-de-Bagre (amigo do professor Reinaldo Basile, jundiaiense ilustre) comentou: “com tanta picaretagem no futebol, você quer que eu acredite que o cara mete a mão na bola com 50 minutos, com um monte de camisa branca do seu lado, só por ruindade? Taí um joguinho suspeito de armação”.
Calma Zé… isso é opinião de palmeirense chateado. Eu não acredito em manipulação (até que se prove o contrário). Mas que é ruim da cabeça o tal do Rafael Andrade, isso é.
3-.Já que o citado Zé é palmeirense, um pitaco sobre o Verdão: eu (e a Globo, o DataFolha, etc) contei mais de 50 faltas no Derby paulistano da semana passada. Oficialmente, só 41. Parece que está difícil para os 4os árbitros fazerem a contabilidade das faltas. Compare os dados da Globo, da Folha, do Lance e da FPF. Nenhum vai bater.
4-.Falando em bater, quase esqueci: no Bragantino 2 x 2 Corinthians, houve um pênalti em cima do Alexandre Pato no segundo tempo. Ele escapou do goleiro (que quase cometeu a penalidade), mas não conseguiu fugir do zagueiro, que o acertou nas pernas. Fácil de marcar, mas tanto árbitro central e árbitro adicional não entenderam assim. Na Globo, Cleber Machado “marcou” e depois perguntou ao ótimo Gaciba se não tinha sido. O comentarista primeiro disse: “não foi, não houve o toque”. Cleber insistiu, e Gaciba: “lance difícil, parece que Pato cai antes”. Cleber questiona novamente com a imagem mostrando o chute e Gaciba de novo: “Na verdade, não é simulação, parece que Pato suaviza a própria queda”. Cleber ri e segue o jogo.
Gosto muito do Gaciba, mas nessa, me pareceu o Wright, que brigava com a imagem…
5-.Em Paris, Lucas marcou seu primeiro gol pelo PSG. Porém, o juizão deu o gol para o zagueiro adversário, como ‘contra’. Nada a ver… o ex-são paulino chutou para o gol e a bola desvia no becão. Tem que dar o gol para quem chutou ao gol. Para ser ‘gol contra’, só pode ser desvio involuntário em lance que não vai para o gol. A orientação é: dê para o atacante. Mas Lucas marcará outros, certamente.
6-.Já que o assunto é França: alguém assistiu a Lyon X Lorient? Nevava e a torcida organizada do pequeno Lorient pulava animada, apenas de shorts! Descamisados debaixo da neve… Ao menos, não tinham sinalizador.
7-.E falando em sinalizador: o fato lamentável acontecido na 4a feira parece não ter intimidado alguns. Na 5a, pela Libertadores, a torcida do Deportivo Lara (VEN) pulava alegre e sorridente com os artefatos. Se acontecer um acidente, responsabilzarão outro “de menor”?
8-.Ôpa: o time “de menor” do Botafogo-RJ (equipe junior) fez um amistoso internacional contra o Santos de Angola. Porém, tiveram como reforço Túlio Maravilha, na busca do seu milésimo gol. Placar final: Botafogo Sub-20 3 X 2 Santos (ANG) – com 3 gols de Túlio. Agora, o atacante tem 998 na carreira. Para dar um ar nobre, poderiam chamar o Corinthians de Presidente Prudente, o Palmeiras de São João da Boa Vista… assim, diria que fechou a carreira com adversários renomados (ou melhor, seus homenageados).
9-.O mesmo Zé Boca de Bagre lembrado no começo do post pergunta: quem é o meia armador brasileiro de pior custo-benefício: Ganso no São Paulo, Montillo no Santos, Kaká no Real Madrid, Valdívia no Palmeiras?
10-.Por fim: bom mesmo é o nosso querido Paulista de Jundiaí- começou lutando contra o rebaixamento e, mesmo sem dinheiro e elenco enxuto, está quase passando o atual Campeão Mundial de Futebol na tabela. O Galo da Serra do Japi está subindo no Paulistão. Na próxima rodada, ultrapassa o Corinthians.
