– Os Patriarcas e Profetas da Bíblia, parte 2

Dando continuidade aos nossos enconctros da Catequese do Sacramento do Crisma, publico nossa discussão deste sábado:

Os Patriarcas e Profetas da Bíblia (PARTE 2)

 

Neste encontro, veremos que :

– Deus escolhe Abraão para se revelar ao mundo, e através do povo de Abraão (o povo judeu), se revela a todas as pessoas.

 

Algumas passagens para você estudar e entender a história de Abraão:

·         Deus se revela a Abraão – Gênese 12, 1-3

·         Aliança com Abraão – Gênese 17, 1-8

·         Promessa de dar um filho a Abraão na velhice – Gênese 17, 15-22

·         Sara duvida de Abraão – Gênese 18, 9-15

·         Nascimento de Isaac – Gênese 21, 1-8

·         Sacrifício de Isaac – Gênese 22, 1-19

 

Nas diversas passagens, vemos Deus pedindo algo importante para Abraão: a FIDELIDADE.

 

Reflita: Será que os diversos momentos onde Deus pede que Abraão seja fiel (e Ele, Deus, se mostra fiel em retribuição) acontece ou já aconteceu com você também?

 

Isaac, filho de Abraão, tem um filho que se chama Jacó (também chamado de Israel), ao qual Deus também se revela para perpetuar seu Nome.  Vemos a revelação de Deus a Jacó em Gênese 28, 10-15. Em Gn 35, 23-26, vemos os doze filhos de Jacó, que constituiriam as 12 grandes famílias ou tribos da nação de Israel: Rubem, Simão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, José, Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser – e deles surge o povo judeu, que constitui ISRAEL.

 

Reflita2: Deus demonstrou tanto carinho com Israel, mas até hoje o povo está vivendo em guerras por terra. Se Deus ama tanto alguém, por quê esse alguém sofre mesmo assim?

 

O povo judeu, que passa a viver no Egito, torna-se escravo do faraó. E do povo surge um libertador: Moisés (Êx 2, 1-15 e Ex 3, 1-15) . Por mais que Moisés pedisse a libertação dos judeus, o faraó negava. Vemos em Êxodo 14 a fuga do Povo de Deus, que sofria, sorria, caminhava, desesperava e vacilava na fé. Mesmo assim, Deus continua com ele.

 

Reflita3: Assim como na fuga do povo hebreu houve muito desespero, tristeza, desalento, em muitos momentos sentimos depressão e desesperança. Como você lida com isso?

 

Depois que o exército do faraó é derrotado, Deus, demonstrando compaixão de seu povo eleito, guia-os até a terra prometida, donde os judeus eram originários (terra natal de Abraão), e estabelece os 10 mandamentos (Êxodo 20).

 

Reflita4: Você tem praticado os 10 mandamentos no seu dia-a-dia?

 

Esta fuga vencedora dos judeus frente aos egípcios, o fim da escravidão desse povo, levou-os a festejar este episódio anualmente, criando-se a festa da Páscoa Judaica, junto com a época da colheita de suas plantações. Por vontade divina, a ressurreição de Cristo coincide durante estes festejos, centenas de anos mais tarde. É por isso que  chamarmos a Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo de festa da Páscoa Cristã.

 

Outras Reflexões—————————————————————————————-

 

5.         Deus pede a nós sacrifícios do mesmo peso que “a morte do próprio filho”, como o de Isaac, ou são outros os desafios que ele permite a nós no dia-a-dia? Fale sobre isso:

 

6.         Os judeus viveram muito tempo em caminhada, no sofrimento e em dificuldades. Você tem paciência suficiente para suportar que as “tempestades da vida” passem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.