– Neymar: o Sparring dos Botinudos

Se será um dia o melhor do mundo, não sei. Mas que Neymar incomoda muita gente, incomoda.

Que o garoto é craque não há dúvida.

Que no início foi o terror dos árbitros, idem.

Que o rótulo de cai-cai e provocador lhe foi justo, também.

Mas que algumas coisas mudaram, certamente!

  • 1- No começo, dimensionado como “melhor do que Messi” para alguns ufanistas, hoje encontrou o seu lugar como craque emergente mundial”, sem querer compará-lo, o que é um peso a menos.
  • 2- A quantidade de simulações nos jogos diminuiu sensivelmente, ao menos no Brasileirão. Isso mostra amadurecimento, o que é bom para seu futebol, que pode ser mais objetivo.
  • 3- É nítido que um bom trabalho de “media training foi feito, já que está bem mais articulado do que antes, ainda tendo pouca idade.
  • 4- O mais preocupante: hoje Neymar apanha bem mais. Antes, se suas quedas eram provocativas, hoje são doloridas. Na partida de ontem, contra o Figueirense, foi nítido o rodízio de faltas e a intimidação por parte de seus marcadores, culminando na expulsão de Túlio, que abandonou a jogada e numa “tesoura” atingiu o santista. Cartão vermelho bem aplicado, e não tenho dúvida que, caso Neymar tivesse resistido ou tentado ficar no chão, teria as pernas quebradas. Pela experiência já conquistada, sabe deixar o corpo solto para “absorver” as pancadas.

Aí deixo duas reflexões:

  • 1) Ofender o árbitro com palavras é passível de cartão vermelho e o atleta cumpre a automática. Mas uma jogada maldosa como vista ontem de Túlio, merecia o mesmo peso de punição? É o típico lance que, caso Neymar se contundisse, deveria manter o seu agressor suspenso pelo mesmo tempo de recuperação.
  • 2) Chegou o momento dos árbitros se preocuparem, além de coibir possíveis simulações (hoje em menor número), com os atletas de menor recurso técnico que apelam para a violência contra Neymar. Não tenho vistos jogadores de boa categoria baterem no garoto; mas já os botinudos…

Importante: defender o craque do cabeça-de-bagre não é algo exclusivo em geral, mas REGRA DO JOGO. Nada de privilégios ao Neymar, mas fiel cumprimento da Regra a qualquer jogador, antes que alguém se contunda gravemente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.