– A Enfermeira, o Animal e a Rede Social

Ontem, uma verdadeira febre nas Redes Sociais, principalmente no Facebook: uma enfermeira que agrediu um cachorro e toda a repercussão (para quem não viu, em: http://is.gd/NpaDPq)

Protestos de todas as partes, fotos com dados pessoais da moça, montagem de cães sobre uma possível vingança, e tudo mais ocorreram no mundo virtual. Não estarei defendendo a agressora, mas…

Há coisas curiosas no Brasil. Se rouba descaradamente no Congresso Nacional, se faz lobby de tanta empreiteira para ganhar dinheiro em leis escusas, permite-se tanto abono de crianças nas ruas, faz-se tanta vista grossa para a mendicância e outras particularidades, e não se tem o mesmo auê!

Repito: não estou defendendo a agressora, mas…

Quer coisa mais indigna do que uma mulher se sujeitar à prostituição para sobreviver? Ou do que um pai de família ter que roubar pão para sustento de sua casa?

Terceira repetição: não estou defendendo a agressora, mas…

O que dizer dos doentes que morrem em hospitais públicos, aguardando no canto ou nos corredores, sem assistência médica? Ou de cidadãos trancafiados em suas casas, vítima da violência social?

Nada, nada disso é levado em conta.

Última repetição: não estou defendendo a agressora, mas…

O que quero dizer é o seguinte: há tanta coisa mais importante para se mobilizar… Fóruns, grupos e manifestações foram montados para protestar contra a covarde agressão ao animalzinho. Concordo com tudo o que tem se dito, realmente foi uma covardia, um ato violento e condenável. Mas, amigos, cá entre nós: alguém faz ou tem feito a mesma movimentação por causas mais nobres?

Infelizmente, não.

É evidente que os defensores dos direitos dos animais reclamarão. Claro, estão corretos. As pessoas escolhem bandeiras para defender. Alguém tem que fazer isso! Mas fico indignado que enquanto somos assaltados pelos altos impostos, ou pessoas morrem por desatenção das autoridades médicas, ou ainda quando a dignidade humana é ferida descaradamente, pensamos num cachorro com a volúpia que pensamos…

Não irei repetir a frase dita e repetida acima por mais uma vez, entretanto… não estou defendendo a agressora, mas… lutar pelos direitos e dignidade humana é mais importante do que dos animais.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

8 comentários sobre “– A Enfermeira, o Animal e a Rede Social

  1. Professor UFA até que enfim alguém falou o que eu tb penso.
    GENTE VALE MAIS DO QUE BICHO.
    Valew
    Marcelo
    Salto-SP

    Curtir

  2. porcari, faltou vc citar: aborto e exploração infantil.

    parabéns, o senhor foi no ponto chave. a gente fica pouco indignada com coisas que são mais sérias. tenho cachorro e respeito a natureza, mas a figura humana vale mais.

    Curtir

  3. Postado pela Sra Rosa Massoti, via Facebook:
    “PARA O BLOG DO “PROF. RAFAEL PORCARI” (quem é ?) há mto tempo eu não lia algo tão rançoso, raciocínio tão medíocre. Deixa ver se eu entendi : vc acha mesmo que “lutar pelos direitos e dignidade humana é + importante do q dos animais ” ? Vc tem um “protestômetro” q indique o q é “mais” e o… que é “menos” digno de protesto? Vc realmente fica indignado qdo “pensamos num cachorro com a volúpia (sic) que pensamos” ? Então, vc acha q há uma ordem hierárquica que deve orientar os protestos ??? Vai pensar medíocre assim lá longe. Proteste contra o q VOCE acha que merece sua indignação e respeite a indignação dos demais”.

    RESPOSTA: Como disse no meu texto, respeito e concordo com o protesto contra a violência dos animais. Entretanto, como também disse respeitosamente, acho que há coisas mais importantes para se protestar. Se existisse o”Protestômetro”? SIM: crianças abandonadas, pacientes na fila de espera, corrupção, mulheres que perdem a dignidade por culpa da exploração sexual ESTÃO, NA MINHA RESPEITOSA OPINIÃO, NA FRENTE DOS PROTESTO DE ANIMAIS. Para mim, respeitando democraticamente a opinião de todos os que pensam contrário a minha opinião, a VIDA HUMANA é mais prioritária do que dos animais irracionais. Aliás, não faltei em momento algum com respeito no meu texto, embora, por motivos de reforço da língua, disse a palavra “respeito” e seus derivados inúmeras vezes aqui (desnecessariamente, pois o texto não ofende a ninguém).

    Curtir

  4. A minha filha tem 16 anos. Ela vale muito mais do que um cachorro de madame.

    Deus criou o homem na sua imagem e perfeição. Valemos muito mais do que os bichos.

    Não dá para acreditar que tem gente que pensa dessa forma. Deve ser a mesma laia que defende os direitos humanos dos bandidos e diz que são como gente de bem.

    É claro que ninguém quer maltratar animal. Mas dizer que isso vale a mesma coisa do que defender criança… afff

    Essa aí é capaz de gastar com o cãozinho dela o que gasto por mês com plano de saúde. Por que não adota uma criança?

    É isso que dá ter dinheiro. Provavelemnte essa pessoa nunca passou fome na vida, só teve tempo para os cachorro.

    Curtir

  5. QUE RIDICULO. AGORA NAUM PODE FALAR MAIS NADA QUE TUDO TÁ ERRADO/??????????????
    PROFESSOR, SAUDE EDUCAÇAO E OUTRAS COISAS QUE OS ENHOR VALE MAIS DO QUE UM ANIMAL
    ESSA MULHER DISSE QUE VALE A MESMA COISA????????
    ESSA ANALFABETA NAUM SABE LER NAO. NINGÉM DEFENDEU BATER EM CACHORRO . NAUM DA BOLA PRA ELA . TO CONTIGO SIMPATIA.

    Curtir

  6. Professor, muito bom texto. O facebook está cheio de pessoas falando sobre defesa dos animais, mais poucos falam da corrupção e de outras coisas.
    Vi no CQC que desviaram uma grana muito alta no Amapá, e ninguepm ficou indigando. O dinheiro que era para os hospitais e ambulatórios foi para o bolso dos políticos e ninguepm fez manifestação no facebook. Assim fica fácil protestar.
    Parabéns, bom final de semana.
    Poliana – Bacharel em Adm (sua ex-aluna na Santana, com saudade d esuas aulas teacher)

    Curtir

  7. Professor, eu concordo com esse ponto de vista, há tantas outras coisas que nos deixam indignados, e o povo não faz o mesmo manisfesto… Porém acredito que todos temos o mesmo valor, e me dói o coração ver tamanha covardia de um ser humano que é racional, praticar a violência contra um animal irracional…
    Talvez não haja a mesma comoção exatamente pelo motivo de o ser humano ser racional, ter direito de se defender, e os bichinhos não! Aliás, me diga de que adianta condenar a enfermeira em 3 ano e meio de prisão, se no Brasil pode ser cumprido apenas 1/6 desse período?
    O que falta no Brasil não são manifestações, faltam legislações “competentes”, falta governo!!! Acredito que só assim diminuiria a prostituição, o aborto, etc etc etc…

    Curtir

  8. Rafa,
    O brasileiro entrou num perigosa e talvez irreversível postura de não se indignar mais com as coisas terríveis que você citou no texto, aliás parabéns por ele.
    Acho válido as pessoas que lutam em defesa dos animais.
    Leu aí na frase o “lutam”?
    Pois é fácil demais pegar um texto na comodidade da casa e replicar nas redes sociais.
    Quão bom seria se nos mobilizássemos em favor de alguma causa dentre as tantas que você citou na mesma medida e com a mesma facilidade que replicamos coisas desse tipo, e até mesmo piadas na internet.

    Ah, e apenas para deixar comentado algo que eu notei e ri sozinho: Um monte de gente replicando essas campanhas em prol dos animais por conta desse triste episódio do cãozinho e que tem em seu perfil fotos de rodeios e a simpatia por esse evento.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.