– Novorizontino 1×1 Palmeiras: o VAR é algo ótimo, mas se não usar adequadamente…

Dois importantes erros do Árbitro de Vídeo no primeiro jogo das Oitavas de Final do Campeonato Paulista 2019, ambos de lances interpretativos, mas que considero ter ocorrido de maneira equivocada pelo VAR.

1- O Gol do Novorizontino: quando a bola chega a Murilo (NOV), que a domina e bate para o gol e na sequência do rebote do goleiro Fernando Prass (SEP) sai o tento, o jogador do time do interior está com o braço aberto, estende o poder de interceptá-la a uma razoável distância e a domina. Ali, é o movimento antinatural, a intenção disfarçada de tirar proveito disso. O árbitro Raphael Claus estava encoberto pelo tronco do próprio Murilo e não vê. Como todo gol precisa ser revisado pelo VAR, falhou o árbitro designado pela tarefa, Thiago Duarte Peixoto.
IMPORTANTE: a partir de 01/06/2019 a regra mudará para essa jogada: bolas que toquem mesmo que involuntariamente na mão de atletas que estão no ataque e resultem em gol serão considerados lances irregulares.

2- O Pênalti para o Novorizontino: diferente do domínio de Murilo, o defensor Antonio Carlos (PAL) está na frente do cruzamento de Danielzinho e a bola explode em seu braço que está em posição naturalcom rapidez, distância pequena e involuntariamente. Não é pênalti, e foi essa a interpretação inicial do árbitro. Entretanto, após o VAR chamá-lo, voltou atrás e resolveu marcar toque voluntário e pênalti (defendido por Fernando Prass).

Enfim: má estreia do VAR no Paulistão. E “pano-pra-manga” para palmeirenses mais exaltados alegarem má-fé (eu não acredito nisso, penso em incompetência) da FPF em retaliar o time que está de relações cortadas com a entidade (e que nem foi no conselho arbitral das fases finais).

A ótima iniciativa do Vídeo-Árbitro de nada adiantará se o material humano que a opera não for competente o suficiente. A tecnologia também tem seus limites.

ATUALIZANDO: Sobre o 1o gol do jogo: na imagem da FPF, bateu na barriga em visão frontal, não há dúvida. Mas a preocupação é a visão de lado. Ele não ajeita com o braço? Precisaria também de um lance lateral (que ainda não apareceu), pois temos uma imagem lateral da SporTV e essa da FPF que só é frontal – assim, 1×1 na dúvida.

 

Resultado de imagem para Novorizontino x Palmeiras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.