– O Rito dos Eleitos para Batizar no Catolicismo

É a 1a vez que participei dessa belíssima celebração, o “rito da inscrição dos nomes” ou o Rito dos Eleitos! 

É uma “Quase-Missa” (respeitosamente falando, pois não há a distribuição da Eucaristia) cujo momento destacado é o da apresentação daqueles que desejam ser batizados na fé católica (os que não foram quando crianças). Reunidos, nessa oportunidade, 459 pessoas da Diocese de Jundiaí, que diante do bispo Dom Vicente Costa foram apresentados.

É um rito que acontece durante a Quaresma, no primeiro domingo desde tempo, remontando ao costume primitivo. Muito simbólico e bonito.

A Igreja estava lotada, havia um forte calor mas o entusiasmo de quem acolhe em nome da Santíssima Trindade é totalmente impossível de se descrever. E, logicamente, de quem se prepara para receber o Batismo no Tempo Quaresmal também.

Detalhes desse rito aqui, bem didaticamente: http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2012/02/o-rito-da-eleicao-ou-da-inscricao-do.html?m=1

E o detalhe: a Liturgia de hoje nos apresenta o Evangelho onde “Cristo foi tentado”.

Abaixo:

(Lc 4,1-13):

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”.

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.

8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. 13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

  • Palavra da Salvação:
  • Glória a Vós, Senhor. 

Resultado de imagem para Jesus e o Diabo nas tentacões do deserto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.