– O Aumento do Preço dos Combustíveis!

Na surdina, de madrugada, na calada da noite… É assim que agem os picaretas. E a picaretagem foi o aumento (sem prévio aviso) dos combustíveis em razão da alta do dólar. 

A Petrobrás reajustou neste dia 30 (quarta-feira) a Gasolina em 6% e o Diesel em 4%, a fim de realinhar o preço com o mercado internacional e cobrir as perdas. 

Duas coisas importantes:

1- quando o valor do dólar era favorável, os combustíveis não tiveram redução de preços;

2- calcula-se que o “custo-corrupção” da Petrobrás foi de R$ 88 bilhões, entre Lava-Jato/Petrolão e outros golpes. 

Dona Dilma quer que nós paguemos essa conta?

Extraído de: http://m.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1688249-petrobras-aumenta-o-preco-da-gasolina-em-6-e-diesel-em-4.shtml?mobile

PETROBRÁS REAJUSTA OS COMBUSTÍVEIS

A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento vigorará a partir da zero hora desta quarta-feira (30).
O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos.
Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias.
A decisão foi tomada pela companhia na noite desta terça diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias.
A estatal informou o aumento por meio de comunicado.
O reajuste é uma sinalização ao mercado de que a empresa, hoje comandada por Aldemir Bendine, tem autonomia para definir sua política de preços dos combustíveis.
“Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”, diz o comunicado da empresa.
Integrantes do governo disseram à Folha que o próprio Palácio do Planalto considerou inevitável o reajuste em função das dificuldades financeiras da empresa, fortemente impactada pela disparada recente do dólar, o que ampliou os já elevados níveis de endividamento da companhia.
Em 10 de setembro, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota da Petrobras, tirando dela o selo de boa pagadora.

 

– Ronaldinho Gaúcho e o Talento Não Otimizado!

Que pena. R10 novamente abandona uma equipe. Deixou o Fluminense e sabe-se lá para onde irá.

Talvez tal desfecho tenha sido bom para os dois lados. Mas já imaginaram Ronaldinho com a cabeça e o comportamento de Zé Roberto, quadrigenário jogador do Palmeiras? R10 teria conquistado o dobro de prêmios como melhor do mundo. Na fase áurea no Barcelona, fez algo que Messi não fez: foi aplaudido pela torcida do arquirrival Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu (contra Ronaldo, Zidane e demais galácticos)!

Será que ele é mal orientado, ou o gosto pelas farras é maior do que a orientação?

Lamentável mesmo. Poderia estará jogando em alto nível até agora.

Aliás, quando a mente não ajuda o resto do corpo padece: e Adriano Imperador, o que levou?

Veja o vídeo desse jogo (as caretas de Luxemburgo e Casillas são incríveis), em: http://www.youtube.com/watch?v=62cW9uCUPfg 

bomba.jpg

– Romário e Dunga brigando: quem tem razão?

A briga é de gente grande: os ex-amigos e tetracampeões Romário e Dunga militam em lados diferentes e estão se estranhando, prometendo brigar na Justiça.

Romário acusou o treinador de convocar jogadores por interesse financeiro. Dunga quer que o Senador prove as acusações e promete processá-lo. O “Peixe” retrucou dizendo que tem provas e cita o contrato secreto da CBF com a Kentaro, revelado por Jamil Chade e que mostra uma certa obrigação de aprovação do patrocinador em convocações, além de outras coisas suspeitas.

E aí: quem está com a razão?

bomba.jpg

– Os Homens da Seleção Feminina de Futebol do Irã!

Que várzea!

O Irã é um regime teocrático, onde existe um presidente eleito pelo povo mas subordinado às leis de Alá.

Isso é cultural, não se deve discutir mas respeitar. O problema é que algumas interpretações do Alcorão impressionam, vide o tratamento dado às mulheres.

A FIFA autorizou o uso de véus em competições esportivas, já que era uma reinvindicação de países islâmicos. Em especial, ao futebol feminino, onde os estádios proíbem que homens assistam partidas entre mulheres (seja de qual esporte for).

Lá, o homossexualismo é crime (civil e religioso). Em tese, homem e mulheres tem as preferências sexuais bem definidas heteressexualmente falando.

Mas não é que a Seleção Feminina de Futebol do Irã foi denunciada por golpe? A rede de TV “Al Arabiya News” trouxe à tona que a equipe de mulheres possui, na verdade, 8 homens disfarçados em seu elenco!

Xiii… Sem comentários. E se o árbitro descobrisse isso durante o jogo?

Dê uma olhada na foto das moças abaixo (em especial, as que estão em pé):

Em: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/brasil-mundial-fc/post/selecao-feminina-do-ira-e-suspeita-de-ter-homens-no-elenco.html

SELEÇÃO FEMININA DO IRÃ É SUSPEITA DE TER HOMENS NO ELENCO

A seleção feminina do Irã enfrenta um momento turbulento. Oito jogadoras da equipe foram acusadas de, na realidade, serem homens. A informação foi divulgada pelo canal de TV  “Al Arabiya News” na última segunda-feira. Os nomes não foram revelados.

– (Oito jogadoras) têm jogado com a seleção feminina do Irã sem completar o processo de troca de sexo – disse Mojtabi Sharifi, um oficial próximo à Liga iraniana de futebol durante uma entrevista ao site Young Journalists Club.

Em 2014, o jornal britânico “The Telegraph” já havia feito uma reportagem em que denuciava que quatro atletas da seleção iraniana eram homens.

A direção do comando do futebol no Irã não se manifestou sobre a nova denúncia.

bomba.jpg

– Reunião do Conseg Vetor Oeste: Participe!

Amigos do Bairro Medeiros, boas notícias!

Nesta 4a feira – 30/09, às 10h00, haverá reunião do Conseg Japi (Conselho Comunitário de Segurança do Vetor Oeste – que engloba nosso bairro). Lá estarão presentes o Comandante da Polícia Militar e o Delegado de Polícia Titular do 5o DP.

A reunião é aberta para qualquer cidadão que queira participar e apresentar propostas de melhorias de Segurança Pública para a nossa região.

Prestigiemos! É a oportunidade que tanto queremos e pedimos para expor as dificuldades e necessidades aqui do Bairro Medeiros e suas adjacências.

Endereço: Avenida Benedito Castilho de Andrade, 371 (na sede da ACE Jundiaí, em frente a Caixa Econômica Federal).

Vamos repassar o convite aos amigos? 
Compartilhe para que tenhamos boa representatividade.

bomba.jpg

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Nacional x Paulista

Luiz Carlos Ramos Junior apitará Nacional x Paulista. Se na última semana criticamos o fato da FPF colocar árbitros de pouca experiência sistematicamente em jogos do Galo, agora ela atende o pedido.

Conhecido entre os árbitros pelo apelido de “Smiggle” (personagem do filme Senhor dos Anéis), com apenas 2 anos de carreira Luiz foi puxado à categoria Ouro da FPF, quando o Cel Marcos Marinho criou o ranking dos árbitros, apitando rapidamente a 1a Divisão. Dois anos depois, foi colocado na Categoria Prata e hoje apita jogos da 4a Divisão, A3 e eventualmente A2.

É razoável tecnicamente, não corre muito em campo e evita aplicar cartões, embora apite muitas faltas. Pessoa boníssima, tem ainda 36 anos de idade e pode voltar à A1 com o tempo.

Márcio Jacob, de muitos jogos na série A1 e bom tecnicamente, será o assistente 1. Renata Ruel a assistente 2. Daniel Sotille o 4o árbitro.

Desejo boa sorte ao Quarteto de Arbitragem!

bomba.jpg

– Em Marte há vida?

Pode ser que sim! Após a NASA revelar que o Planeta Vermelho tem pequenos leitos de rios de água corrente salgada sazonais, por que não crer que existam organismos por lá? Ou, claro, em outros mundos?

Somos um pequeno grão de areia no meio do Universo. Não podemos (e nem devemos) duvidar.

bomba.jpg

– Daronco e Claus: orientações que os atrapalham?

Quem se expõe mais, corre o risco de ser mais criticado! E é justamente o que está acontecendo com os dois árbitros que mais apitam (e que julgo fazem as melhores arbitragens neste Brasileirão), o gaúcho Anderson Daronco e o paulista Raphael Claus.

Ambos árbitros estão sendo escalados, ops, digo, sorteados à exaustão. Estão na TV quase toda 4a e domingo (ou 5a e sábado), seja na série A, B ou Copa do Brasil (mas se a bolinha quiser, cairá na C e na D também).

O fato é: defendo sempre que o árbitro tenha regularidade nas escalas, ritmo de jogo e constância. Me preocupa a falta e o excesso de escalas.

Prova disso são as críticas sobre Claus e Daronco nas arbitragens de Joinvile X Atlético Mineiro (sob deixar a violência imperar) e São Paulo x Palmeiras (a não expulsão de Prass e a não vantagem a Rafael Marques).

O árbitro pode atuar 29 jogos muito bem, mas se vai mal no 30o, será criticado como se nada antes valesse.

Mas há de se entender porque se erra, mesmo com competência: aqui, os árbitros devem se submeter a orientações que podem trazer uma certa ilusão: a de preencher estatísticas de jogo.

É.

A Comissão de Árbitros quer bola rolando, fazendo (equivocadamente) vista grossa a supostas “faltinhas”. Ora, marcar falta é do jogo; ninguém deve dar aquela “suposta falta leve cavada de alguns jogadores malandros” (detestadas na Europa), mas as faltas reais, sejam violentas ou não, têm que ser assinaladas. Isso explica as críticas ao estilo adotado por Claus na última rodada. O árbitro obrigatoriamente tem que apitar do jeito que a CBF quer, para, depois, ela se gabar que há poucas faltas e o tempo de bola rolando aumentou…

Daronco está na mesma linha. Pior: tem errado por leitura de jogo (mesmo não sendo essa a sua característica). Seria má orientação? Talvez!

São ótimos árbitros e repito: os melhores que estão atuando, à frente de Meira Ricci, Luiz Flávio, Hebert, Ricardo Marques e tantos outros. Mas para que não se percam, assim como jogadores precisam de grandes treinadores, árbitros carecem de grandes orientadores. E Sérgio Corrêa não me parece o nome ideal no momento.

Em tempo: cadê o “árbitro de vídeo à paisana”, que tanto fez em lances duvidosos de auxílio aos bandeiras em Chapecó (Chapecoense X Fluminense) e em Florianópolis (Figueirense X Santos)? Nessa rodada ele não atuou?

Lá em SC dá para “soprar a dica” ao bandeira, mas no Morumbi não dá? A propósito, se fosse oficializado o árbitro de vídeo, quanto tempo se levaria para decidir ou corrigir os equívocos de lances no último Choque-Rei?

bomba.jpg

– Dilma na ONU contou uma mentirinha?

No discurso de abertura dos trabalhos da reunião geral da ONU, a presidente Dilma Rousseff declarou que:

– O Governo brasileiro e sociedade não toleram corrupção.

Que Governo? Aquele que bolou o Mensalão e é protagonista do Petrolão?

Que Sociedade? A que vota nos mesmos corruptos, sejam eles de direita ou de esquerda?

E nem vermelha de vergonha a Dilma ficou…

bomba.jpg

– Quem substituirá Osório?

Por tudo o que se tem falado, pra mim é questão de dias que o São Paulo perderá seu treinador, o inteligente colombiano Osório.

Aqui, uma lembrança: para contratá-lo, o SPFC entrevistou técnicos estrangeiros. Caso tenha que substituir Osório (o que é provável) irá (por coerência) buscar os outros nomes estrangeiros estudados da lista anterior?

Particularmente, tô achando que Milton Cruz será pela enésima vez o treinador tampão à espera de, quem sabe, Muricy Ramalho.

E você, pensa o quê sobre Osório e o futuro treinador do São Paulo FC?

bomba.jpg

– Entardecer que se tornará…

mais uma noite chuvosa?

Ainda assustado com o temporal/ vendaval de ontem, fico com o pé atrás com essas nuvens carregadas. Embora, me rendo à beleza deste fim de tarde!

bomba.jpg

– Que estrago depois do temporal!

A região de Jundiaí sofreu com a forte chuva e o vendaval na madrugada de domingo para segunda-feira. As árvores “dobravam”!

Alguns estragos: No Medeiros, na Rodovia Hermenegildo Tonoli, um grande outdoor ficou destruído. O terminal Urbano do Eloy Chaves ficou destelhado.

Graças a Deus, parece que os danos foram apenas materiais…


  

– Instagram vicia! Mas é muito legal…

Sempre tive medo de fotos. De tirar fotografias e de ser fotografado. Por não saber “sacar” a máquina, nem sair bem nas tiradas.

Mas (já escrevi sobre isso), confesso: o tal do Instagram faz a gente mudar de idéia.

Como gosto de jardinagem, na brincadeira, tirei uma foto das flores de casa na manhã que surgia. E, sem querer, ficaram perfeitas!

Fala sério: Deus não é um grande artista? Como tais rosas podem ser ainda mais bonitas iluminadas pelos raios do sol?

13+-+1.jpg

– Os 3 Lances Capitais para São Paulo 1×1 Palmeiras

Selecionei alguns lances do Choque-Rei deste domingo. Vamos discuti-los?

LANCE 1) 12m – Uma bola é lançada ao atacante são-paulino Rogério. O goleiro Fernando Prass corre para se antecipar, sai da área e toca na bola. A bola ainda cai nos pés do atacante que erra o chute. Aqui, algumas considerações:

– lance muito rápido. Em um primeiro momento, pensei que Prass havia tocado com a mão na bola em cima da linha (portanto, lance legal, pois não importa se o restante do corpo está fora da área). Entretanto, uma imagem da Sportv flagrou o toque de mão fora da grande área. Sendo assim, duas interpretações do árbitro:

  1. Prass atrapalhou a jogada usando as mãos fora da área, impedindo o domínio de um atleta numa situação clara e manifesta de gol. Portanto, falta e cartão vermelho (essa é a minha interpretação também). Erro do árbitro e do bandeira.
  2. Prass tenta atrapalhar a jogada, o árbitro dá a vantagem e o atacante do São Paulo a desperdiça por deficiência técnica. Como ele não evitou um gol (já que o gol foi perdido pelo atacante por “ruindade” dele próprio não sabendo aproveitar uma suposta vantagem), não se deve falar em cartão vermelho. Portanto, tiro de meta e cartão amarelo (não sou partidário dessa interpretação).

LANCE 2) 23m – Rogério faz um gol em posição de impedimento. Marcelo Van Gassen, o bandeira, acertou.

LANCE 3) 47m – Mateus Reis puxou Gabriel de Jesus. Imediatamente o árbitro apitou a falta e “matou” a vantagem palmeirense com Rafael Marques (o chute do atacante ao gol já acontece com o jogo parado). Isso se chama “erro de leitura de jogo e precipitação”. Errou o árbitro.

E você, gostou da arbitragem? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– 1 ano de Migração dos Blogs

Hoje faz 1 ano que estou utilizando a base do WordPress para meus blogs, após o “Terra Blog” encerrar o serviço. Agradeço aos amigos pelos acessos! Nesse exato momento, o “Blog do Professor Rafael Porcari – Discutindo Contemporaneidades” possui 52.923 visitas nos últimos 365 dias. O “Pergunte Ao Árbitro” possui 19.775. O blog do Bom Dia / Diário de São Paulo outras dezenas de milhares.

Foram 10.604 publicações (incluindo as do Terra Blog) no primeiro blog e 707 no outro. Isso me obriga a melhorar ainda mais!

Obrigado a todos os internautas.

bomba.jpg

– Por um mundo mais respeitoso! A ridicularização da Charlie Hebdo com a tragédia do garotinho morto.

Lembram quando a Revista Charlie Hebdo foi atacada por terroristas islâmicos na França, onde cartunistas foram fuzilados a “queima-roupa” por desenhos ofensivos à Maomé?

O mundo condenou os atentados e defendeu o direito de expressão.

Eu também defendo a liberdade de expressão, condeno a violência mas pondero: deveria-se respeitar a fé alheia. Humor negro deve ser bem avaliado para não machucar nem ofender.

Agora, a publicação de mal gosto escancarou uma gozação com cartoons do pobre e indefeso menininho refugiado que morreu fugindo da Síria, à beira de uma praia, afogado.

Leio, agora (e só agora), que o mundo acha que tal tipo de humor deve ter limites. A charge indevida do garotinho sírio comoveu aqueles que defendiam as caricaturas sejam elas quais fossem.

Acho insensível e continuo dizendo: essa Charlie Hebdo desrespeita a humanidade, ofende as crenças e se acha auto-suficiente.

Veja que ridículo:
bomba.jpg

Outras capas ofensivas: um Muçulmano Gay e a Santíssima Trindade Ninfomaníaca!

Constrangedor…
bomba.jpg
bomba.jpg

– Lances que Mereciam Cartão Vermelho ou não?

Na rodada do último final de semana do futebol mundo afora, 3 lances chamaram a atenção pela violência. Avalie se os atletas deveriam ser expulsos ou não:

1) Carlos Tevez (Boca Juniors) x Ezequiel Ham (Argentinos Jr). Carlitos deu uma entrada violentíssima no adversário, que fraturou a tíbia!

Veja em: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-argentino/noticia/2015/09/tevez-lamenta-fratura-em-adversario-irei-encontra-lo-e-pedir-perdao.html

2) O português e jovem promessa André Silva, atacante do Porto B, sofreu uma fratura exposta! A imagem é forte, está em: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/brasil-mundial-fc/post/revelacao-portuguesa-sofre-fratura-feia-apos-sofrer-entrada-criminosa.html

3)Felipe Melo deu uma cotovelada no seu adversário pelo campeonato italiano. Coisa corriqueira? Em: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2015/09/tecnico-rival-reclama-de-cotovelada-e-felipe-melo-se-defende-jogue-tenis.html

O excesso de jogo brusco grave, a “pilhagem” e tantas outras coisas ruins estão matando o prazer em apitar e assistir futebol.

bomba.jpg

– O Embate entre “nós” e “eles”

Richard Branson, dono da área Virgin, é reconhecido mundialmente pela astúcia, ousadia e grande capacidade como administrador. Também escreve uma coluna mundial chamada “Direto do Topo”, reproduzida no Brasil pela Exame.

Aqui ele retrata um problema vivido certamente por nós: assumir vitórias e tentar fugir das derrotas. Fazendo uma brincadeira com os pronomes “nós” e “eles”, vemos como a impessoalidade traz problemas na Administração de Empresas:

Extraído de: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0971/secoes/perigoso-embate-eles-572747.html

O PERIGOSO EMBATE ENTRE “NÓS” E “ELES”

Toda empresa que abusa da impessoalidade tem problemas. Se o funcionário não se sente identificado com a companhia, ele não usará jamais o verbo na primeira pessoa do plural

De todas as espertezas gramaticais, nenhuma me irrita mais do que o uso conveniente de construções impessoais. Por exemplo, você pergunta a um vendedor se ele tem um produto qualquer e ele diz: “Desculpe, ficou decidido que a loja não trabalharia mais com essa marca”. No aeroporto, um funcionário da companhia aérea lhe diz: “Fomos informados de que o voo terá uma hora de atraso”. Essa impessoalidade misteriosa é sempre a culpada por todos os problemas. Quando a notícia é ruim, ela costuma ser dada de forma impessoal, ou apenas de maneira genérica com o sujeito “eles”. Ao passo que a notícia boa costuma vir na primeira pessoa do singular. (Como eu gostaria que minha professora lesse isso. Ela achava que eu não prestava atenção nas aulas!) Se a loja tem o produto desejado, o vendedor dirá: “Tenho, sim.” Quando o voo está no horário, o funcionário da empresa diz: “Tenho o prazer de comunicar que o voo 123 sairá no horário programado”.

Essa tendência merece atenção. Toda empresa que abusa da impessoalidade tem problemas. Se o funcionário não se sente identificado com a companhia, em situações críticas ele não usará jamais o verbo na primeira pessoa do singular – e muito menos do plural. Isso é sinal de que não está havendo comunicação entre os diferentes escalões. Em companhias desse tipo é comum que existam problemas generalizados – do desenvolvimento de produtos à prestação de serviços ao cliente. Pode parecer o maior clichê do mundo, mas o maior tesouro de qualquer empresa são seus empregados. Quando se deixa de observar esse princípio básico, o que se tem é esse antagonismo que contrapõe “nós” a “eles” – um embate velado entre as ações e os interesses da massa de funcionários e os principais executivos.

Basta ouvir as queixas mais comuns da equipe de vendas: “Eles (os chefes) nunca pedem nossa opinião para nada”. Ou ainda: “Se nos tivessem perguntado, teríamos dito que não adianta propor soluções abstratas para os problemas concretos que temos”. E o que dizem os executivos? “Parece que eles (os funcionários) não entendem. Será que não percebem que nossas propostas arrojadas vão ao encontro de uma clientela moderna?” Esse antagonismo, que coloca funcionários e executivos em lados opostos, jamais formará um “nós”. Se os empregados se sentem como se estivessem do lado de fora da empresa, de quem é a culpa? Talvez a administração não esteja investindo tanto quanto deveria para que eles se sintam devidamente valorizados. É fácil fazer esse diagnóstico. Basta perguntar a esses funcionários, por exemplo, onde eles conseguem informações sobre os novos produtos da empresa em que trabalham ou onde ficam sabendo das notícias que podem afetá-los. Se a resposta for “nos jornais” ou “no concorrente”, pode ter a certeza de que a empresa para eles é algo muito distante.

Essa queda de braço entre “nós” e “eles” é comum em qualquer grande corporação, portanto os executivos podem estar certos de que vão ter de lidar com isso a vida toda. Às vezes, encontro esse tipo de coisa nas empresas da Virgin. Quando uma pessoa qualquer me diz: “Desculpe, senhor Branson, mas me disseram que não faríamos mais isso”, respondo assim: “Disseram? Desculpe, pensei que você trabalhasse aqui”. Um pouco pesado, talvez, mas não há quem não entenda!

O problema fica pior ainda por causa de nossa dependência excessiva das tecnologias impessoais de comunicação. Um dos maiores desafios de qualquer executivo hoje é fazer com que as pessoas conversem de verdade umas com as outras. Reuniões presenciais e o velho brainstorming são fundamentais para qualquer empresa. Mandar um e-mail com um anexo de PowerPoint pode dar resultado em alguns casos, mas não na maior parte deles. É preciso adotar um estilo mais fluido de comunicação interna entre a administração e os empregados.

Na Virgin Atlantic, quando estamos bolando uma nova cabine para nossos aviões, chamamos o pessoal da administração, de projetos e de marketing para que acompanhem desde o início tudo o que será feito. Um representante do grupo que utilizará a cabine (isto é, um membro da tripulação) fará parte desse grupo, já que ele, em última análise, será responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do novo local de trabalho. Se esse profissional não for convocado, corre-se o risco de ouvir o seguinte comentário da tripulação na primeira vez que entrar nessa cabine que custou milhões de dólares: “Hum, que beleza, mas onde fica a cafeteira?” Quando todos participam do desenvolvimento do produto, o projeto não só sai melhor como também potencializa o sentimento de orgulho próprio dos trabalhos em equipe. Todos saem ganhando, inclusive os clientes e os acionistas.

bomba.jpg

– E viva São Vicente e seus Vicentinos!

Hoje é dia de São Vicente de Paulo, amoroso religioso que se preocupava com a caridade aos necessitados. Seus devotos praticam a mesma doação de serviço em busca da ajuda ao próximo. Parabéns aos Vicentinos!

Conheça sua história, extraído de: CancaoNova.com

SÃO VICENTE DE PAULO

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!
bomba.jpg

– Série “Máfia do Apito” – ESPN BRASIL

Na semana em que o Brasil relembrou os 10 anos da Máfia do Apito, o grave escândalo protagonizado por Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon, a ESPN Brasil produziu uma série de 3 capítulos. Tive a oportunidade de participar do 1o e do 2o episódio.

Você se impressionará ao ver como os árbitros estão hoje, a frase de Danelon de que foi “95% Santo” e a “Aula de Arbitragem” de Edilson, que vive da aposentadoria da mãe.

Abaixo, compartilho:

Ep 1: http://espn.uol.com.br/video/544909_10-anos-da-mafia-do-apito-conheca-a-origem-do-esquema-por-que-arbitro-fifa-se-envolveu-e-como-tudo-foi-descoberto

Ep 2: http://espn.uol.com.br/video/545187_10-anos-da-mafia-do-apito-da-prisao-ao-recurso-que-ainda-aguarda-julgamento-veja-como-estao-os-envolvidos-no-escandalo

Ep 3: http://espn.uol.com.br/video/545549_10-anos-da-mafia-do-apito-banido-do-futebol-edilson-volta-a-apitar-um-jogo-e-reclama-de-levir-em-palestra

Compartilho meu testemunhal no blog, texto em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/09/23/10-anos-da-mafia-do-apito-e-os-bastidores-que-vivi/

Abaixo, a sequência de capítulos direto do Site:

 

– Catequese do Crisma e a Bíblia

Dando continuidade aos nossos encontros da catequese do Crisma, hoje falaremos sobre a Bíblia. Abaixo, texto-base da nossa reunião deste sábado:

A BÍBLIA

A História da Fé Cristã e os pontos principais da nossa crença estão fundamentados (escritos, registrados, guardados) nas Sagradas Escrituras e no Magistério da Igreja (ou seja, relatados na Bíblia e no Catecismo da Igreja Católica).

Na Sagrada Escritura (Bíblia), a Palavra TESTAMENTO tem o mesmo sentido de ALIANÇA.

Para entendermos melhor a Bíblia, ela é dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento. Ela começou a ser escrita por volta de 1.250 a.C., tempo em que viveu Moisés, e foi concluída por volta do ano 100d.C., por São João. Portanto, são aproximadamente 1.350 anos de escrita que nos conta a história do povo judeu (o povo que Deus escolheu para se revelar ao mundo); onde são contadas as guerras judaicas, seus costumes, sua religiosidade e o esforço para compreender e seguir um Deus único.

O povo judeu vivia em um mundo cheio de superstições, acreditavam em várias divindades (politeísta) e eram idólatras (criavam ídolos). Quando conhecem a Deus, através da revelação a Abraão, passam a ser monoteístas (acreditam num Deus único e onipotente).

1- E como se registrou todos os primeiros conhecimentos, a partir de Adão e Eva? E quem foi testemunha de tudo, se Adão e Eva tiveram Caim e Abel e um irmão matou o outro?

2- Mas como se sabe de tudo isso, se não havia os meios de comunicação, televisivo, radiofônico ou escrito naquele tempo?

As histórias em geral e todo o conhecimento da época eram passados de pai para filho (geração por geração) e não se deixava a realidade se perder. Então, o homem acaba descobrindo sua vocação de descobridor das coisas, e consegue guardar esses conhecimentos através da impressão em cerâmicas. Portanto, primeiramente, a Bíblia foi cozinhada em chapas de argila que saíam dos fornos com o retrato dos acontecimentos. Através da mistura do barro e da água, moldavam os fatos, as primeiras palavras, os símbolos que levavam-os a se comunicar.

Posteriormente, utilizou-se o papiro para servir como uma folha de papel primitiva. O papiro era retirado de plantas que se desenvolviam nas margens do rio Nilo. Depois, utilizou-se o couro de carneiro, e inventaram assim os pergaminhos, mais tradicionais e conhecidos para nós. Seu último passo foi a reunião em livros do Antigo Testamento (Antes da vinda de Jesus Cristo ao mundo) e do Novo Testamento (de Cristo em diante).

A Bíblia, portanto, é um conjunto de livros considerados sagrados, perfeitos em questões de fé, pois neles Deus participa ativamente do mundo, se revela, se comunica e age na vida dos judeus, e através deles proclama-se a toda humanidade. Mas atenção: a Bíblia é inexata em questões geográficas e históricas. Ela é um livro de fé.

A santidade da Bíblia é retratada no § 81 do Catecismo da Igreja Católica: <A sagrada escritura é a Palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo.>

É vontade de Deus quando vemos muitas guerras na Bíblia? É o Espírito Santo quem pede o olho-por-olho e dente-por-dente? Há situações parecidas com as de hoje: somos portadores da Palavra de Deus, mas não donos da Palavra; portanto, passíveis de erros comportamentais.

São 73 livros (46 do AT e 27 do NT). Em algumas edições evangélicas, não constam 7 livros: Tobias, Sabedoria, Judite, Eclesiástico, Baruc, Macabeus I e II.

Vamos manusear um pouco a Bíblia? Procure alguns trechos interessantes abaixo (se puder, compare as edições):

  • Sabedoria 1, 1-8. (sobre bons pensamentos).
  • Efésios 6, 1-4. (sobre respeito a família).
  • João 8, 1-11 (sobre não julgar o próximo).
  • Cânticos 5, 10-16. (sobre casais enamorados).
  • Tiago 2, 14-19 (sobre Fé sem Obras).
  • Êxodo 20, 1-17 (sobre os Mandamentos).
  • Efésios 6, 10-18. (sobre a armadura do cristão contra o Mal).

Percebemos, ao longo da Bíblia, que a religião era um reflexo da situação política e cultural da época. Uma multidão de divindades eram temidas; temiam o sol, a lua, as estrelas, as tempestades, os mares, e neles acreditavam existir serpentes, monstros, demônios. Tudo isso era sintoma de uma desorganização política, um povo disperso e sem forças, ao qual Deus tem compaixão e se revela para ajudá-los a crer no que é verdade e no que não é.

Quando acontece essa revelação? Quando tudo começa?

Quando Deus se revela a Abraão, em Gênesis 12, 1-2 e 15, 1-8, e com ele firma uma Aliança. Aliança, na verdade, é sinônimo de compromisso. Veja o gesto dos noivos quando recebem o sacramento do matrimônio: eles trocam alianças, ou seja, firmam um compromisso de fidelidade.

Deus utiliza-se de várias pessoas (Noé, Abraão, Moisés, Jacó, Davi, os profetas…), confirmando seu compromisso de Amor para com a humanidade. A partir do povo judeu ele se revela ao mundo. Portanto, Ele se utiliza deste povo para se tornar conhecido universalmente.

Quando Deus age pelos profetas, o escritor, inspirado pelo Espírito Santo, escreve tudo o que é verdade e conhecimento sobre Deus e sua vontade. Algumas profecias se revelam ao longo do tempo, como Isaías 7, 14 (escrito 700 anos antes de se cumprirem) e o Salmo 21, 19, que se revela em João 19, 23-24 (depois de aproximados 1000 anos). Vemos, então, que 1000 dias para Deus podem ser 1, e vice-versa, pois Ele é o Senhor do tempo, das vontades, dos movimentos!

Reflexões:

A.      Antes desse encontro, o que você pensava sobre a Bíblia? E o que você pensa sobre ela agora?

B.      Como Deus se revela hoje para nós?

C.      Com que frequência você lê a Bíblia?

D.      A nossa fé está somente baseada na Sagrada Escritura (ou seja, na Bíblia)?

url.jpg

– Pegaram mesmo Blatter e Platini ou ainda não?

A Polícia Suíça interrogou Blatter e Platini, respectivamente presidentes da FIFA e da UEFA, sobre má gestão das entidades e supostamente corrupção.

Irão para a cadeia?

Seria sensacional para a moralização do futebol!

E se prenderem, quem assume seus lugares? Do jeito que vai, não teremos um presidente solto.

Enquanto isso, Marco Polo Del Nero fica quietinho por aqui…

bomba.jpg

– E se Belluzo fosse o Presidente de Osório?

Me recordo que quando Luxemburgo criticou a presidência do Palmeiras por vender Keirrison sem seu consentimento, Luiz Gonzaga Belluzzo, o mandatário palmeirense, o demitiu e disse que no Palmeiras tinha que respeitar a hierarquia.

Agora, o treinador sãopaulino Osório disse claramente que não confia em sua diretoria. Será que Aidar tomará alguma providência?

 

– Neymar não é um jogador. É uma empresa! Sobre o bloqueio de bens do garoto…

Os números impressionam: de 2011 até 2013, Neymar e as empresas de sua família sonegaram R$ 63,6 milhões, referentes a rendimentos – entre eles, do Barcelona.

Ué, quer dizer que recebeu o por fora dos catalães mesmo? Afinal, ele ainda jogava no Santos FC nesse período.

Aliás, quanto será que o menino já faturou? A Receita Federal bloqueou R$ 188,8 milhões dele. Seus advogados dizem que a Justiça não pode bloquear mais do que 30% do patrimônio de ninguém e que Neymar Jr possui “apenas R$ 19 mi” como pessoa física. Porém, os próprios advogados informam que como pessoa jurídica, Neymar tem R$ 242,2 milhões em patrimônio nas empresas, sendo elas a Neymar Sporting, N&N Administradora, N&N Consultoria e N&N Marketing.

Deve-se condenar a sonegação e aplaudir o talento para a bola e para os negócios. Afinal, se ele receber 1 milhão de dólares por mês no Barcelona, quanto não deve receber de outras fontes publicitárias, para alcançar esse montante?

bomba.jpg

Neymar não é um jogador de futebol. É uma indústria.

– Dilma e sua lojinha de R$ 1,99: da falência à Presidência da República!

Pensei que era alguma pegadinha, mas não é: a “Revista Isto É” trouxe a matéria sobre o último comércio administrado pela presidente Dilma Rousseff: uma loja de artigos de 1,99…

Veja que história curiosa,

extraído de: http://www.istoe.com.br/reportagens/436885_COMO+DILMA+QUEBROU+SUA+LOJA+DE+R+1+99+E+UM+PAIS+

COMO DILMA QUEBROU SUA LOJA DE R$ 1,99 E UM PAÍS

Pão & Circo. Com esse nome sugestivo, alusivo à estratégia romana destinada a entreter e ludibriar a massa insatisfeita com os excessos do Império, a presidente Dilma Rousseff abriu em fevereiro de 1995 uma lojinha de bugigangas, nos moldes das populares casas de R$ 1,99. O negócio em gestação cumpriu a liturgia comercial habitual. Ao registro do CNPJ na Junta Comercial seguiu-se o aluguel de um imóvel em Porto Alegre, onde funcionava a matriz. Quatro meses depois, uma filial foi erguida no centro comercial Olaria, também na capital gaúcha. O problema, para Dilma e seus três sócios, é que a presidente cuidou da contabilidade da empresa como lida hoje com as finanças do País – recém-rebaixado pela agência de risco Standard & Poors por falta de confiabilidade. Em apenas 17 meses, a loja quebrou. Em julho de 1996, já não existia mais.

Tocar uma lojinha de quinquilharias baratas deveria ser algo trivial, principalmente para alguém que 15 anos depois se apresentaria aos eleitores como a “gerentona” capaz de manter o Brasil no rumo do desenvolvimento. Mas, ao administrar a Pão & Circo, Dilma cometeu erros banais e em sequência. Qualquer semelhança com a barafunda administrativa do País atual e os equívocos cometidos na área econômica de 2010 para cá, levando ao desequilíbrio completo das contas públicas e à irresponsabilidade fiscal, é mera coincidência. Ou não.

Para começar, a loja foi aberta sem que os donos soubessem bem ao certo o que seria comercializado ali. Às favas o planejamento, primeiro passo para criação de qualquer negócio que se pretenda lucrativo. A empresa foi registrada para vender de tudo um pouco a preços módicos, entre bijuterias, confecções, eletrônicos, tapeçaria, livros, bebidas, tabaco e até flores naturais e artificiais. Mas a loja acabou apostando no comércio de brinquedos para crianças, em especial os do “Cavaleiros do Zodíaco”, série japonesa sucesso entre a meninada dos anos 90. Os artigos revendidos pela Pão & Circo eram importados de um bazar localizado no Panamá, para onde Dilma e uma das sócias, a ex-cunhada Sirlei Araújo, viajaram três vezes para comprar os produtos. As mercadorias eram despachadas de navio até Imbituba (SC) e seguiam de caminhão até a capital gaúcha.

Apesar de os produtos ali vendidos custarem bem pouco, o negócio de Dilma era impopular – como a presidente hoje, que ostenta míseros 7% de aprovação. Os potenciais clientes e até mesmo os comerciantes vizinhos reparavam na apresentação mal-acabada da loja, com divisórias de tábua de madeira. “Não entrava ninguém ali”, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo Ênio da Costa Teixeira, dono de uma pizzaria próxima. Ao abrir a vendinha de importados, a presidente também não levou em conta um ensinamento básico do bom comerciante: “o olho do dono é que engorda o gado”. Segundo relato dos próprios sócios, Dilma aparecia na loja “eventualmente”. Preferia dar ordens e terceirizar as tarefas do dia a dia, situação bem semelhante ao contexto atual, em que delegou a economia ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy e a política ao vice Michel Temer, até este desistir da função dizendo-se boicotado pelo ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil.

Na sociedade da Pão&Circo, o equivalente ao Mercadante era Carlos Araújo, o ex-marido. Era Araújo quem aconselhava Dilma sobre como ela poderia turbinar as vendas. Mas o ex-conjuge se revelou tão inepto quanto o titular da Casa Civil. “Acho que ela não era do ramo”, afirmou o comerciante, André Onofre, dono de um café ao lado. Depois de tantas trapalhadas comerciais, não restou outro destino à lojinha de R$ 1,99 de Dilma senão a bancarrota.

Questionada sobre a mal sucedida experiência no mundo dos negócios, a Dilma comerciante lembrou mais uma vez a Dilma presidente. Há duas semanas, numa espécie de negação da realidade, a presidente rechaçou a “catástrofe” econômica vivida atualmente pelo Brasil. Ao se referir à lojinha, cinco anos atrás, a Dilma comerciante saiu-se com a seguinte pérola: “Quando o dólar está 1 por 1 e passa para 2 ou 3 por 1, o microempresário quebra. É isso que acontece com o microempresário, ele fecha. A minha experiência é essa e de muitos microempresários desse País”. Ou seja, como boa petista, a presidente jogou a culpa em FHC pela malfadada experiência administrativa – que hoje, sabe-se, seria apenas a primeira. Com a agravante que a crise atual, também de sua inteira responsabilidade, atinge milhões de brasileiros. A outra teve alcance bem restrito, afetando somente o seu bolso e as economias de seus sócios. Bem, de todo modo, se Dilma atribui a falência à relação dólar/Real no período em que o negócio esteve em funcionamento, com todo respeito, ela comete um grave erro matemático. Dilma administrou seu comércio de quinquilharias importadas no melhor momento da história do Brasil para se gerir esse tipo de negócio — quando o Real estava valorizado em relação ao dólar. No ano e mês em que a Pão&Circo foi criada – fevereiro de 1995 – o dólar valia R$ 0,8. Quando quebrou, a moeda americana ainda não passava de R$ 1.

O negócio tocado pela então política filiada ao PDT fechou as portas em julho de 1996. Três anos depois ao encerramento da casa de bugigangas em Porto Alegre, Dilma assumiria o cargo de secretária de Minas e Energia na gestão Olívio Dutra (1999-2002). O resto da história, todos sabem.
bomba.jpg

– O Mega Escândalo da Volkswagen na Emissão de Poluentes do Diesel

Há pouco tempo, a VW revelou que tinha um revolucionário sistema ecologicamente correto para motores Diesel, que poluíam muito menos e seria um sucesso.

Não é que toda a sua propaganda era enganosa? O sistema “falsificava os dados em vistorias”, mas no dia-a-dia poluía comumente.

Tal escândalo levou à demissão do presidente mundial da Volks!

Toda a história, extraída de Globo.com, abaixo:

ESCÂNDALO DA VOLKSWAGEN: VEJA COMO A FRAUDE FOI DESCOBERTA

Denúncia surgiu neste mês, nos EUA, mas investigação começou em 2009. Inicialmente, montadora negou; depois admitiu fraude em milhões de carros

A Volkswagen está envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes que levou, inclusive, à renúncia do presidente-executivo do grupo, nesta quarta-feira (23). O escândalo veio à tona na última quinta (17), nos Estados Unidos, mas as suspeitas foram levantadas muito antes. Veja abaixo a cronologia do caso.

2004-2007 – EUA endurecem padrões

O governo dos Estados Unidos endurece os padrões para emissão de óxido de nitrogênio (NOx), um dos principais poluentes resultantes da combustão do óleo diesel. Na época, as autoridades reconheceram que os novos níveis seriam difíceis de serem cumpridos.

2009 – Volkswagen anuncia carros com diesel limpo

A Volkswagen começa as vendas dos modelos de carros diesel que possuem um sistema diferente para cumprir regras de poluentes. Esses motores, chamados EA 189, dispensam o uso de ureia na mistura de gases e água, que ajuda a amenizar o efeito nocivo do óxido de nitrogênio, recurso mais comumente usado por outras montadoras.

2013 – Dados não batem

O baixo nível de emissões de veículos da Volkswagen com motor a diesel chama a atenção de um grupo independente, o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT, em inglês), que decidiu estudar o sistema para mostrar como o diesel poderia ser um combustível limpo, junto com a Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos.

Eles começaram a analisar 3 carros: um Jetta 2012, um Passat 2013 e um BMW X5, rodando por cerca de 4.000 km entre a Califórnia e o estado de Washington. E constataram discrepâncias entre o nível de emissão observado e os números dos testes oficiais dos modelos da Volkswagen.

2014 – Governo dos EUA é alertado

O ICCT e a Universidade de West Virginia alertam a Agência de Proteção Ambiental (EPA), do governo federal, e o conselho de emissões da Califórnia (CARB) sobre a descoberta.

Na época, A Volkswagen afirmou que estudo era falho e culpou questões técnicas para os resultados. Mesmo assim, a empresa realizou um “recall branco” (quando não há obrigatoriedade e risco à segurança) de 500 mil carros nos EUA, prometendo resolver o caso, mas sem sucesso.

A CARB e a EPA continuaram a tentar encontrar o motivo das diferenças de dados em laboratório e nas ruas.

2015 – Software é descoberto

A EPA descobre que um software instalado na central eletrônica dos carros da Volkswagen altera as emissões de poluentes nesses veículos apenas quando são submetidos a vistorias. O dispositivo rastreia a posição do volante, a velocidade do veículo, quanto tempo está ligado e a pressão barométrica, baixando os poluentes emitidos. Em condição normal de rodagem, os controles do escape são desligados e os carros poluem mais do que o permitido.

18 de setembro de 2015 – Volkswagen é acusada

O governo dos Estados Unidos acusa a Volkswagen de burlar os dados de emissões de gases poluentes a fim de atender à regulamentação do país, e abre um processo criminal. Segundo a EPA, 482 mil veículos com motores a diesel violaram os padrões federais, entre eles Jetta, Beetle (chamado de Fusca no Brasil), Golf, Passat e o Audi A3 –da marca que pertence ao grupo Volkswagen. Os veículos foram fabricados entre 2009 e 2015.

20 de setembro de 2015 – Montadora se desculpa

O presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, divulga nota se desculpando pela má prática. “Pessoalmente e profundamente lamento muito que tenhamos quebrado a confiança de nossos clientes e do público. A Volkswagen não tolera nenhuma violação, nem de leis, nem de normas”, declarou.

21 de setembro de 2015 –  ‘Ferramos tudo’, diz CEO

“Ferramos tudo. Nossa empresa foi desonesta”, afirma o presidente da Volkswagen nos EUA, Michael Horn, durante o lançamento do Passat, em Nova York.

22 de setembro de 2015 –  Fraude envolve outros países

A empresa admitiu que um dispositivo que altera resultados sobre emissões de poluentes não foi usado apenas nos EUA, mas em 11 milhões de veículos a diesel em todo o mundo, em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo. No entanto, não diz quais são os carros, nem em que países eles estão. Winterkorn torna a pedir desculpas, agora em um vídeo divulgado pela montadora.

23 de setembro de 2015 – ‘Chefão’ renuncia

Martin Winterkorn renuncia ao cargo de presidente-executivo e pede demissão da Volkswagem. No entanto, diz que não tem ciência de nenhum erro de sua parte. O Conselho  empresa também diz que Winterkorn “não tinha conhecimento da manipulação de dados de emissões”.

bomba.jpg

– João Alberto versus Romário: quem está certo?

Repercutiu pouco o depoimento do Deputado Federal João Alberto (PMDB-MA), afilhado político da Família Sarney (lembrando que Fernando Sarney é vice-presidente da CBF), durante os trabalhos da CPI do Futebol.

Disse o Parlamentar em defesa dos atuais cartolas do futebol, na última 4a feira:

Nosso futebol é muito bem organizado, se não fosse, não teríamos tantas conquistas. Não podemos achar que o quarto lugar na Copa do Mundo foi o fim do mundo.

João Alberto foi interrompido pelo Senador Romário (PSB-RJ), que retrucou:

Não sei se, felizmente ou infelizmente, mas discordo totalmente do que Vossa Excelência disse, senador João Alberto. Temos dirigentes ruins e péssimos. O resultado da Copa do Mundo, com todo respeito, não posso concordar que o senhor os considere como bons resultados, depois de levar de 7 a 1 em casa (…) Com todo respeito a Vossa Excelência pelo seu histórico, mas esse senhor (Del Nero) não presta, ele é imoral. Esse senhor para mim é um dos cânceres que temos no futebol, e câncer, assim como a doença, tem de ser extirpado”.

Um dia antes, Romário, em entrevista à Gazzetta Dello Sport, afirmou que Dunga não usa critérios técnicos para convocar a Seleção Brasileira e questionou os interesses do treinador da Seleção, que prometeu processá-lo.

E aí, o que você acha dos dois depoimentos de Romário e a afirmação do Deputado João Alberto? Deixe seu comentário:

– Partido Novo, Aécio e Dilma

Ouvi na Rádio Jovem Pan a entrevista do presidente do Partido Novo, a nova agremiação política do Brasil.

Gostei! Parece, de fato, uma terceira via. Mostrou ter uma ideologia liberal, de centro, sem políticos velhacos e viciados no jogo corrupto. Gente trabalhadora cansada dos mesmos nomes. Mostrou-se ético e, de certo ponto, “pixotesco” (no sentido bom da palavra).

De Dilma e o pessoal do PT, cansamos. De Aécio, a decepção por surgimentos de denúncias bem fundamentadas, em especial ao do uso particular por dezenas de vezes do avião do Governo de MG para recreação no RJ.

Tomara que seja uma alternativa o pessoal do Novo!

bomba.jpg

– Análise da Arbitragem Pré-Jogo para Paulista x Rio Branco

Rafael Gomes Félix da Silva, Professor de Educação Física, apitará o confronto do Galo contra o Tigre na Copa Paulista. Jovem (32 anos), apitou algumas partidas da A3 e 3 jogos da A2. Esteve no Jayme Cintra como 4o árbitro na derrota do Paulista contra o Guarani neste ano.

Sua principal característica é o ótimo condicionamento físico, estando sempre próximo das jogadas. Não costuma dar muitos cartões e gosta de jogo corrido. Guardada as proporções, lembra (pelo porte físico e estilo) o árbitro da A1 Marcelo Aparecido Ribeiro.

Osvaldo Apipe de Medeiros Filho, Policial Militar, com experiência em série A1 e Leandro Almeida dos Santos, Vigilante Privado, com experiência em A2, serão os bandeiras.

José Guilherme Almeida e Souza, Contabilista, será o 4o árbitro.

Novamente uma crítica: mais uma vez temos um quarteto de arbitragem com pouca experiência no Jayme Cintra. Mas em Penápolis, para Penapolense x Nacional, teremos Thiago Scarascati, revelação da série A1 neste ano.

Qual o critério de escalas, dona FPF?

Gostaria que no próximo jogo do Galo tivéssemos também um árbitro de Primeira Divisão. É pedir muito, Coronel Marinho?

Ficarei esperando.

bomba.jpg

– Você queria um cartão corporativo da Presidência da República?

Parece que o dinheiro público realmente é mal gerido.

No demonstrativo das despesas dos gastos com cartão corporativo, consta a compra de 5 espátula de bolo (a R$ 1.166,00 reais cada) para a cozinha presidencial!

Será que são de ouro?

E depois querem que paguemos mais impostos

bomba.jpg

– Você daria pênalti em Gabriel de Jesus no Internacional 1×1 Palmeiras?

Esse lance parece fácil, mas não é: o atacante palmeirense Gabriel de Jesus finta o goleiro colorado Alisson que o toca e o camisa 33 cai.

Pênalti?

Sim, pênalti não marcado pelo árbitro Sandro Meira Ricci. Mas aqui o juizão foi iludido pela seguinte situação: Gabriel se mantém em pé, tenta o equilíbrio e não consegue, caindo “desengonçado”. Perceba que ele desaba como se estivesse simulando com a outra perna, o que não retrata a verdade! Ele sofreu a penalidade e tentou a continuidade da jogada.

Portanto: lance difícil para a arbitragem em pênalti não marcado.

bomba.jpg

– Figueirense 0x1 Santos e mais uma Anulação Tecnológica?

Há dois meses, na partida entre Chapecoense x Fluminense (vide em: http://wp.me/p55Mu0-u7) um gol foi concedido e, após um súbito arrependimento do bandeira que houvera confirmado o gol, anulou-se o mesmo. Na época, discutiu-se a possibilidade de que a arbitragem tivesse recebido interferência de fora do campo de jogo.

Agora, também no estado de Santa Catarina, terra de Delfim Peixoto, um dos vices de Marco Polo Del Nero na CBF, outro gol é confirmado e estranhamente anulado (supostamente por interferência externa). Vamos à ele?

Em Florianópolis (FIG 0x1 SAN), o atacante Gabriel (em posição de impedimento) recebe a bola após o tiro livre direto cobrado por Lucas Lima e faz o gol.

Quando o jogo estava para ser reiniciado com as equipes posicionando-se, o árbitro Anderson Daronco foi chamado pelo assistente Alessandro da Rocha Matos, e após a conversa, o gol anulado.

Por quê não o fez de imediato?

Qual foi o arrependimento ou remorso posterior ao gol?

Tanto árbitro e bandeira, em um primeiro momento, deram o gol. Será que Alessandro da Rocha Matos não tinha visto a participação ativa de Gabriel, e por acreditar que ele não tica tocado na bola, considerou gol de Lucas Lima?

A desculpa será essa!

bomba.jpg

– Hoje é dia de Doar Hemoderivados!

Doar Sangue e/ou Plaquetas é um ato de solidariedade!

Sempre que posso e a carência permite, faço questão de colaborar. Nesta quarta-feira, o meu gesto voluntário é de doar hemoderivados.

Ajude você também! Os Bancos de Sangue precisam da sua colaboração. Não dói e faz bem para a alma.