Repercutiu extremamente mal a entrevista do Chefe da Arbitragem da CBF, Coronel Aristeu Tavares, ao jornal “O Popular” de Goiânia/GO.
Em matéria intitulada “Arbitragem sob Suspeita”, por Thiago Rabelo (ed 20/02/2013), disse sobre a questão de manipulação de resultados no Brasil:
“Sim. Existem denúncias e, repito, foram de pronto encaminhamento para o Ministério Público, que é o órgão fiscal da lei. Eu esperei virar o ano, ver as denúncias e as coletas de provas. Eu quero acompanhar isso. Vou pedir para verificar com o Ministério Público como que está isso, se houve evolução. Temos de acompanhar. É uma obrigação nossa. Somos fiscais da moralidade da arbitragem nacional. Posso dizer que a CBF tem colocado ferramentas à disposição, inclusive da população, para fiscalizar isso. (…) Não posso entrar em detalhes porque é denúncia e isso pode dar em nada. Pode ser que alguém fez a denúncia com um objetivo sem fundamento de atingir alguém, porque o torcedor é um ser passional. Ele vê a sua equipe sendo traída e prejudicada, e o culpado é o árbitro. (…) [Os árbitros denunciados] continuam trabalhando. A gente monitora, obviamente, e não há, a princípio, nenhum indício que contra indique o trabalho desses profissionais. Repito, é uma denúncia que tem de ser analisada. (…) Veja bem, algumas denúncias surgiram até de árbitros. É algo interessante. O árbitro fez uma denúncia que ouviu aqui, ali, acolá. É algo que já foi enviado para o Ministério Público e o presidente da CBF já foi alertado”.
Portanto, a CA-CBF e José Maria Marin estão cientes de que existem denúncias de torcedores e de árbitros. Se ainda não foram apuradas, por que divulgar? E qual o motivo dos denunciados estarem trabalhando, se são suspeitos? Imaginem se as denúncias forem comprovadas – o que vier depois do fato provado, também ficará sob suspeita!
Ainda bem que não repercutiu muito. Mas imagine se estivéssemos em fase decisiva do Campeonato Brasileiro, e ocorressem erros de arbitragens (comuns no Brasileirão) que indiretamente favorecesse X ou Y? O que iríamos ouvir de “esquema”, “teoria da Conspiração”, etc…
O Coronel Aristeu foi infeliz em divulgar que árbitros sob suspeitas estão trabalhando, mesmo investigados e denunciados. Se os nomes vazarem… Erro de marcação de lateral virará lance capital para quem perder!
Gozações e insinuações indevidas como abaixo, lamentavelmente, florescerão. Se há suspeitos, afaste-os e investigue-se rapidamente!


