– Ponte Preta X Santos: acertou o árbitro?

Ontem, mais uma polêmica envolvendo o atacante Neymar. Tão jovem, tão craque e tão intempestivo…

No final do primeiro tempo, uma bola foi alçada na área penal da Ponte Preta. Na entrada da grande área, com a bola ainda em jogo e com os atletas não estando em condição de disputá-la pela trajetória, Neymar chuta o adversário Arthur entre as pernas. Num primeiro momento, me pareceu uma encoxada, mas com a imagem recuperada, sem dúvida foi uma ação proposital. O atingido se vira, e tenta um tapa para intimidar.

Pela Regra do Jogo, ambos poderiam ser expulsos ali, ou, dependendo da interpretação do árbitro, poderiam receber um cartão amarelo acompanhado de bronca. Mas na sequência, os dois atletas se juram, mão no rosto, aperto de buchecha e ofensas simultâneas. Com esse acúmulo de atitudes inconvenientes, a expulsão dos dois atletas foi correta. Segundo a súmula da FPF (acesse em: http://is.gd/AAPPxSFC e procure o referido jogo), quem viu o início da confusão foi o árbitro adicional Rodrigo Braguetto.

Porém, tivemos uma falha: o jogador pontepretano Cleber, em meio ao tumulto, dá um safanão que derruba o santista. Por essa atitude, também deveria ser expulso.

Duas considerações:

1) Quando está com o placar em desvantagem, Neymar parece ser outro jogador. Nervoso demais e excessivamente questionador com a arbitragem… Será que não precisaria de maior equilíbrio emocional? Hoje, isso é “treinável”.

2) Luís Flávio de Oliveira, o árbitro do jogo, se machucou durante a partida. Antonio Rogério Batista do Prado, árbitro do Derby ocorrido na mesma tarde, voltou de contusão. Será que a rigorosíssima cobrança física sobre os árbitros não está ocasionando overtraining? Isso é uma crítica antiga minha: a FIFA, CBF e FPF estão querendo velocistas, não árbitros.

imgres.jpg

Um comentário sobre “– Ponte Preta X Santos: acertou o árbitro?

  1. Porcari, com o devido respeito, mas pelo lance do Cléber, eu não o expulsaria.

    Ele não me parece agredir o Neymar, tão pouco dá um safanão. O que a imagem mostra é uma chegada na “turma do deixa disso”, e o Neymar claramente se atira ao chão, como faz em várias oportunidades tentando “cavar” a expulsão do zagueiro da Ponte.

    Tentei achar qualquer agressão do Cléber contra o Neymar, e sinceramente não encontrei nada que justifique a queda do Neymar, nem tão pouco a expulsão do jogador da Ponte.

    A expulsão do Neymar e do Arthur, foram feitas corretamente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.