Distorções do Ranking de Medalhas do COI: O Brasil ficou na 22ª posição no quadro de medalhas, enquanto que a Coréia do Norte em 20º lugar.
Ok, o critério privilegia Medalhas de Ouro. Mas, no quadro geral de medalhas, o Brasil ganhou 17 contra 6 dos norte-coreanos.
Pyongyang é a Meca emergente do esporte? Não creio nisso… Sabidamente, os coreanos-do-norte vivem uma ditadura em que falta até comida.
Sou a favor de que a classificação final seja pelo número total de medalhas conquistadas. Ou, na pior das hipóteses, de pontos por medalhas (ou seja: Ouro com peso 3, Prata peso 2 e Bronze peso 1, por exemplo).
O Casaquistão, especialista em levantamento de peso, ficou na nossa frente, com menos medalhas, devido aos seus atletas especialistas na modalidade, que levaram quase todas as premiações desse esporte. Ora, multiesportivamente, o desempenho deles foi pífio.
Aliás, outra classificação polêmica: se compararmos o número de atletas enviados e percentualmente as medalhas conquistadas, estaríamos em 68º. lugar!
Em suma: apesar do recorde de medalhas conquistadas na história dos Jogos Olímpicos, ainda é muito pouco…
