– Drogas e Futebol: como punir adequadamente?

Nesta semana vimos o anúncio de que Gonzalo Carneiro, jogador do São Paulo FC, foi pego no exame anti-dopping. Diz-se que foi por Cocaína, mas aí existem algumas informações aguardando a confirmação.

Sou contra todo e qualquer tipo de droga, e o Esporte deve sempre baní-las como exemplo e sinônimo de que a prática esportiva é algo para se praticar de maneira saudável e, concomitantemente, buscando a saúde.

Mas aqui quero atentar para as punições: Cocaína, Maconha e outros narcóticos “sociais”, ou ditos de “recreação” (detesto esse termo), não melhoram o rendimento do atleta. A Maconha deixa o cara mais lento; a Cocaína deixa “doidão” por um tempo e depois faz o cara sumir em campo. Seria injusto uma mesma punição para quem toma anabolizantes e outras drogas que aumentem o rendimento durante a partida, que aí sim é um benefício pessoal para quem faz (benefício momentâneo, pois os efeitos nocivos se vêem a longo prazo). Portanto, o ideal seria punições diferentes conforme a natureza do dopping.

Se faz necessário observar: as drogas são um mal cada vez maior na sociedade. Viciam, matam, acabam com a vida e a família. Entretanto, a entrada da pessoa nesse mundo tão sombrio o faz por motivos mais diversos: “farra” entre amigos, mera curiosidade e, também, para alguma fuga (no caso, como alegado por Carneiro, a depressão). E esse último ponto é sensível: a depressão (também como a dependência) é uma doença! Deve ser tratada e ter muita atenção.

Por fim: algumas pessoas questionam se o clube não deveria ser punido. Normalmente, o dopping é pessoal, movido pelo próprio jogador. O clube não perde ponto nem é suspenso, mas sim o atleta. Se existem vários atletas da mesma equipe, aí é outra situação. Claro, tudo isso é discutível: imagine um clube que ganha o jogo por 1×0 e o autor do gol é flagrado pelo dopping? O perdedor, logicamente, vai chiar.

Enfim: quem nunca experimentou drogas, SEJA QUAL FOR A MOTIVAÇÃO, nunca o faça!

Resultado de imagem para Gonzalo carneiro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.