Iolene Lima, alçada a número 2 do Ministério da Educação, me desapontou.
Ouvi sua explicação sobre “a Educação do ponto de vista cristão” (vídeo abaixo). Pude ouvir e de novo ouvir e ouvir por uma outra vez! Fiquei assustado.
Também sou cristão (sou católico praticante), e justamente nessa semana falamos aos nossos crismandos da Paróquia São João Bosco do cuidado com o fundamentalismo religioso (seja judeu, muçulmano ou cristão). Não posso concordar que uma pessoa de tanta importância possa falar do Gênesis (que é uma linguagem poética para dizer que Deus criou o mundo e todas as coisas a seu tempo – não em 7 dias literais), de uma forma tão simplista!
Primeiro: Deus usa das coisas da Criação. Portanto, a Teoria da Evolução (já aclamada por Papas) não pode ser criticada e sobrepujada pelo Criacionismo. Temos que respeitar, mas não podemos colocar em duvida a Evolução das Espécies.
Segundo: a Ministra tem que governar para os brasileiros de todas as crenças e todas as descrenças. O estado é laico (não ateu).
Terceiro: o Fanatismo cega. Não há dúvida.
Os valores cristãos são fundamentais para uma ótima educação, mas isso deve ser levado pelas Igrejas e famílias, nunca pelo Estado forçando as pessoas, pois aí se torna proselitismo – o que é considerado um pecado pelo Catolicismo também!
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=qaeJ2dNPwWk&feature=youtu.be
