– A Anulação do Casamento no Religioso e a “Motu Propio” do Papa Francisco

Alguma confusão sobre a carta papal de Francisco sobre a possibilidade de anular o casamento na Igreja Católica, divulgada dias atrás. Não é que o Papa facilitou o divórcio de matrimônios, mas sim que estará desburocratizando o cancelamento de enlaces que comprovadamente foram (ou são) problemáticos. Ao invés dos casos irem para Roma, com altíssimo custo, poderão ser resolvidos pelas Conferências Nacionais em 1a estância, gratuitamente.

Isso não quer dizer que se vulgarizou o casamento, mas sim que nenhum casal que não vive um santo matrimônio (seja por alguém ser vítima de engano, desengano, ou qualquer equívoco de outrora) possa dissolver um Sacramento que não foi realmente celebrado na prática diária.

Extraído de: IstoÉ.com

“PAPA TORNA GRATUITO PROCEDIMENTO DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO”

O papa Francisco reformou nesta terça-feira, 8, o procedimento da Igreja Católica para anular os casamentos e o tornou mais simples, rápido e gratuito. Em um “motu propio” (carta papal), o pontífice decidiu que somente uma sentença bastará para a anulação, em vez das duas que eram necessárias até agora.

O recurso ao Tribunal da Sede Apostólica Romana, a Rota, continuará sendo possível, mas excepcionalmente. O papa decidiu também que o procedimento será gratuito para todos, com a ajuda das Conferências Episcopais. Além disso, um procedimento mais curto se destinará para os casos de cancelamento mais evidentes. Outro “motu propio”, com conteúdo similar, foi publicado para as igrejas orientais.

A reforma democratiza o trâmite de anulação do casamento católico, porém não modifica os motivos que justificam as anulações. O papa reafirmou o princípio da indissolubilidade do casamento e negou qualquer frouxidão.

bomba.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.