A fase de grupos da Libertadores começa hoje. E teremos “jogões” e “joguinhos”, devido a alguns grupos serem fechados mais tarde e ao próprio sorteio.
Amanhã, teremos Atlético Mineiro X São Paulo, na nova Arena Independência. Se o estádio pudesse receber 100 mil pessoas, acho que teria lotação total. Aliás, esse jogo será arbitrado por Marcelo de Lima Henrique, que no ano passado, acertadamente aplicou um cartão amarelo curioso ao Luís Fabiano: na partida Cruzeiro X São Paulo, pelo Brasileirão (não me recordo se foi no próprio Independência), uma placa de grama estava saindo, o árbitro tentou ajeitar, e, na sequência, saiu. O esquentado jogador pegou o tapete e jogou pra fora, deixando o local careca. Hilário e infantil, não? Após a advertência, ficou contestando o juizão, que só não o expulsou pois Lucas o afastou (meio que na marra) a tempo. Seria mais um correto e bobo cartão vermelho do Fabuloso….
Semana que vem, Fluminense X Grêmio, outro jogaço. Dispensa comentários, não?
Em compensação, teremos Real Garcilasso (Perú) X Santa Fé (Colômbia)! Entra cada time na Libertadores… Aliás, tenho uma curiosidade: qual o motivo de um dos grupos ter como cabeça e chave o venezuleano Deportivo Lara? O que essa equipe fez, ou qual seu histórico no ranking Conmebol, para ser escolhida como a primeira de seu grupo?
Enfim, lembremo-nos das Novas Regras da Libertadores: cartões não viram mais multa, mas sim suspensão; estádios deverão estar a 100 km de um aeroporto comercial e sua capacidade não deverá ser menor do que 20.000 lugares, exceto se forem confortáveis.
O que seria confortável dentro da subjetividade da Conmebol?…
