Mesmo com tanto alarde sobre o Pré-Sal, a Petrobrás viu suas ações despencarem nos últimos dias. Já se fala sobre um outro aumento no preço dos combustíveis no final do ano. Para piorar, o Governo admite ter que importar mais Gasolina.
Como crescer sem infraestrutura e recursos? Falta dos mesmos ou má gestão?
Extraído de: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201302051939_RTR_SPE91407L
PETROBRAS ELEVARÁ IMPORTAÇÃO DA GASOLINA
Mesmo com aumento da mistura de etanol na gasolina, de 20% para 25% a partir de maio, a Petrobras prevê um aumento na importação de gasolina de 22% este ano na comparação com 2012 para atender a crescente demanda no mercado interno, de acordo com a empresa.
A expectativa para este ano é que as compras externas de gasolina somem 110 mil barris ao dia, em média. Em 2012, a importação de gasolina chegou a 90 mil barris ao dia, um volume historicamente alto, que acabou afetando os resultados da companhia juntamente com a alta nas compras externas de diesel.
Por conta do crescimento nas compras externas de derivados, vendidos com preços defasados no mercado interno ante o valor internacional, a área de Abastecimento contabilizou em um prejuízo de R$ 22,9 bilhões em 2012.
“É preciso contabilizar o crescimento do mercado este ano”, disse o diretor de Abastecimento da empresa, José Cosenza, em conferência nesta terça-feira para explicar os resultados.
Segundo a Petrobras, enquanto a produção de derivados cresceu no ano passado 5%, a demanda avançou acima desse patamar e atingiu 7%. A gasolina ancorou essa expansão de venda de derivados em 2012, com mais 17%.
A estatal informou que o forte consumo de gasolina se deu por conta do aumento da frota de carros bicombustível no país e pelos preços mais competitivos do combustível frente ao álcool na maior parte do País.
O aumento na importação da gasolina tem relação com o fato de as refinarias da estatal estarem no limite de operação para a produção desse combustível, associado a um consumo com crescimento na casa de dois dígitos.
Na média de 2012, a empresa ampliou a carga refinada em 82 mil barris, um ganho de 4% ante 2011. As unidades de processamento bateram recorde de utilização ao atingirem 96 por cento na média do ano.
A previsão da diretoria de Abastecimento da empresa é manter a importação de diesel este ano em 190 mil barris de petróleo ao dia, em média.
