– Com muito planejamento e protocolos, dependendo do lugar, é possível recomeçar: o caso Red Bull Bragantino.

Sou totalmente contra a volta dos campeonatos de futebol no país enquanto a pandemia continuar. Lógico, sabedor que um dia a vida há de recomeçar (e tem que voltar à normalidade). Vai demorar…

No Rio de Janeiro, onde está um caos, a desordem é completa (leia aqui sobre as considerações de lá: https://wp.me/p4RTuC-q4B).

Entretanto, se os torneios estaduais e nacionais ficam comprometidos por enquanto devido aos grandes centros estarem com a proximidade do pico, é sabido que as diferenças de cada cidade são grandes. No estado de São Paulo, vide a Capital e o Litoral, com milhares de casos, além de outras cidades populosas do Interior começando a perder o controle. Mas Bragança Paulista, terra do Red Bull Bragantino, não tem a mesma aglomeração urbana que as citadas (assim como Novo Horizonte, Araraquara e outras cidades-sedes de times da Série A1), facilitada pela área rural que ajuda a dispersar contingentes numerosos. A quantidade de infectados e óbitos é bem menor (claro que cada falecido não tem preço mensurável, a dor da saudade é indiscritível para quem perde), e os protocolos de reabertura também já haviam sido discutidos anteriormente (quando ocorreram as barreiras sanitárias).

Neste cenário menos ruim, o Massa Bruta (confesso não saber se é válido o apelido atualmente ou se devo escrever Toro Loko devido à fusão das equipes, não há problema algum para mim essa questão, o que vale é a gestão profissional) voltou aos treinos. E, na semana passada, em suas mídias, divulgou que:

O Red Bull Bragantino vem informar que, como parte do protocolo de volta aos treinos, realizou os testes de detecção da Covid-19 em 75 pessoas, contando jogadores, comissão técnica, staff e funcionários do centro de treinamento utilizado pela equipe profissional.

Foram feitos os exames de PCR (cotonete) e sorologia (sangue), e os resultados foram os seguintes:

– 70 negativos
– 3 negativos para Covid na fase ativa, mas com imunização nos exames. Ou seja, já tiveram contato com o vírus
– 2 resultados positivos

Os dois resultados positivos não apresentam sintomas da doença, mas estão cumprindo o período de isolamento e todos os cuidados passados pelo departamento médico para voltarem à rotina.

Taí a importância do acompanhamento da saúde de todos. É ótimo que os clubes façam isso (mesmo sabendo que poucos têm condição financeira para bancar sozinhos). Embora existam queixas de que o “combinado com a FPF e os clubes era de voltar todos juntos”, parece-me que isso existia entre o Trio de Ferro e o Santos, não abrangendo os demais, permitindo a volta dos trabalhos de algumas equipes (autorizada pelas autoridades municipais / sanitárias / médicas, como nesse caso).

Creio que quem conseguir voltar antes, poderá fazer diferença no Campeonato Paulista (se prosseguir dentro de campo), já que o condicionamento físico é um fator preponderante hoje.

Red Bull Bragantino volta aos treinos após testar jogadores

Foto: Bragança em Pauta (Jornal Bragança Em Pauta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.