– Os placares não legitimados do Brasileirão! Vide Atlético Mineiro x Palmeiras, Santos x Avaí, Flamengo x São Paulo…

Você até pode usar o argumento de que em campeonato de pontos corridos, os erros se equivalem (pela duração e quantidade de jogos). Vide que o Palmeiras foi beneficiado contra o Flamengo e o Atlético Mineiro prejudicado na rodada passada. Nesta última, o beneficiado foi o Atlético e o Palmeiras prejudicado por um pênalti decisivo mal marcado

A questão é: ISSO É A REGRA?

Não é e nem deve ser.

Isso se tornou o grande problema: está sendo um campeonato com placares ilegítimos! O árbitro só existe para legitimar o resultado final de um jogo, mas ele tem sido o protagonista negativo. Se um time vence com pênalti inexistente e se usa o argumento de que um outro pênalti existente não foi marcado, isso não é correto. Aceitar o “fazer média”, o compensar num outro jogo ou ainda que “por vias tortas o resultado foi justo” NÃO É CORRETOPrecisamos defender o resultado de dentro do campo apitado corretamente, sem viés ou interferência.

Essa situação esdrúxula está como o país em geral: não se pode aceitar que um político é melhor do que outro pois “rouba com moderação” ou porque a bandalheira é generalizada. De tanto nos acostumarmos com inúmeros escândalos políticos, muitos nem se escandalizam mais. Assim está o futebol: com tantos erros de arbitragem, quando vemos um novo equívoco, “é só mais um“.

Aliás, vimos abrindo a 20a rodada no sábado um “pênalti de fantasminha” sobre o Lucas Lima; no domingo a tarde os erros em São Paulo x Flamengo e fechamos o dia com Atlético Mineiro x Palmeiras tendo um pênalti “muito menos pênalti” (e se entenda: não foi infração) daquele famoso caso do Ronaldo nos arquirrivais Corinthians x Cruzeiro, apitado pelo mesmo Sandro Meira Ricci.

E a CBF, faz algo para melhorar? Nada, só piora. Vide a interpretação equivocada da Regra 12 do uso indevido das mãos na bola que aqui no Brasil virou uma nova Regra (a 12B) e, para diminuir as reclamações dos clubes, agora escala dois quarto-árbitros por jogo (sempre sendo um de cada estado dos times).

É o #GER7x1BRA do apito…

bomba.jpg

Para ler a análise do citado jogo entre Flamengo x São Paulo, clique em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/08/23/analise-de-7-lances-de-dificuldade-em-flamengo-2×1-sao-paulo/

Para ler a análise do citado jogo entre Santos x Avaí (o pênalti inexistente), clique em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/08/23/o-que-falar-do-penalti-do-gramado-de-lucas-lima-em-santos-5×2-avai/

Para ver as medidas da CBF para melhorar a arbitragem e os vídeos de orientação da mão na bola, clique em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/08/19/a-invencao-da-cbf-para-a-rodada-20-e-seus-videos-polemicos/

3 comentários sobre “– Os placares não legitimados do Brasileirão! Vide Atlético Mineiro x Palmeiras, Santos x Avaí, Flamengo x São Paulo…

  1. boa tarde
    AMIGOS ARBITROS, ACHO Q CHEGAMOS NO LIMITE!!!!
    DEVE-SE TROCAR A COMISSAO POIS A MESMA MOSTRA INEFICAZ E INCOPETENTE.
    1- DAROCO, APITOU TODAS AS RODADAS SEGUINDO O ARTIGO “SORTEIO”, QUER DIZER SE ERRAR , ERROU E BLZ , PREMIO PARA VC ESTA ESCALADO NOVAMENTE, ME CHEIRA MUITO MAL ISTO, OU NAO TEMOS ARBITROS, AI INCOPETENCIA DA COMISSAO Q NAO ANALISOU E AVALIOU O QUADRO Q TEM, OU INISISTENCIA POR APADRINHAMENTO , AI PIOROU POIS NAO PRECISAMOS MAIS PROVAR Q SOMOS ARBITROS COMPETENTES , DEVEMOS SER DO CLUBE DO BOLINHA Q TA BOM.
    2- BANALIZARAM A REGRA, OS TAIS Q SAO INCOPETENTES AI INCLUO OS ARBITROS POIS ESTUDAR E SE ATUALIZAR FAZ PARTE DA CARREIRA E NAO SER CONDUZIDO E ASSUMIR ERROS POR INDUÇAO. CHAMEM O SR. GUSTAVO E ESCLAREÇAM A REGRA PQ OS Q ESTAO ENSINANDO , MEU DEU!!!DEVEM FAZER PARTE DO CLUBE DO BOLINHA.
    3- QUERO VER NAS PROXIMAS RODADAS SE OS MESMOS Q ERRARAM GROTESCAMENTE SERAO PRESENTEADOS COM OUTRA ESCALA, DEVERIAM IR PARA RECICLAGEM O MAIS RAPIDO POSSIVEL, INCLUSIVE OS INSTRUTORES E OS ESCALADORES POIS SAO TAO INCOPETENTES COMO OS Q APITARAM…
    ESTAMOS AO DEUS DARA, TD PODE E NADA SE EXIGE… ESPERE UM POUCO , TODOS VAO PARA O MESMO SACO.
    FORA SERGIO E SUA TRUPE PELO BEM DA ARBITRAGEM
    CHEGA DE TANTA INCOPETENCIA….

    Curtir

  2. ANSELMO DA COSTA ESTÁ CERTO. FOI EXCLUÍDO DA ARBITRAGEM HÁ ALGUNS ANOS.
    FALANDO EM ARBITRAGEM, ESTIVE NUMA DAS FESTAS NUM CLUBE CONHECIDO DOS APITADORES E FALEI COM ALGUNS QUE LÁ ESTAVAM.
    O QUE OUVI EM OFF: °OLHA, PREFERIA ESTAR EM CASA COM MINHA FAMÍLIA.° ELES DIZIAM TAMBÉM: °O PIOR QUE TEM ASSEMBLEIA E TEMOS QUE IR TAMBÉM°. PERGUNTEI: MAS QUAL O MOTIVO DA OBRIGATORIEDADE. SE FALTAR, NEM ESCALA CONCORRO.
    FALANDO NO APITO, OBSERVEI QUE ELES DEIXARAM DE PARTICIPAR DAS ESCALAS. FUI PESQUISAR QUEM DÁ AULA PARA OS JUIZES NA CBF E VEJAM O QUE ENCONTREI:
    ESCOLA NACIONAL DE ARBITRAGEM
    PRESIDENTE: ALICIO PENA
    SECRETÁRIA: ANA PAULA DE OLIVEIRA
    COORDENADOR NACIONAL DOS INSTUTORES: WILSON LUIZ SENEME
    DIRETORES TÉCNICO: MANOEL SERAPIO FILHO, MILTON OTAVIANO, ANTONIO PEREIRA DA SILVA E EDNILSON CORONA.
    DIRETOR FISICO: PAULO ROBERTO CAMELLO
    ELES FIZERAM UM CURSO E OS INSTRUTORES INTERNACIONAIS FORAM:
    OSCAR RUIZ E CARLOS ALARCON.
    SE ESTES CARAS TEM AULA COM OS CITADOS O QUE LEVAM AOS ERROS.
    O QUE ACHAM DOS NOMES ANSELMO E PROFESSOR RAFAEL PORCARI?

    Curtir

  3. “FaZer um
    Curso não adianta nada. Funciona profissionalizar, colocar independência nas escalas, não aceite de veto e meritocracia. Sem contar, acabar com a vaidade de orações equivocadas.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.