– Qual regra você mudaria no Futebol hoje?

Estamos em meio a uma grande e cansativa discussão sobre a “mão na bola” e “bola na mão”. A Regra do Jogo não mudou, mas sim a orientação que foi mal transmitida aos árbitros brasileiros (sobre ela, acesse: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/05/12/como-interpretar-corretamente-os-casos-de-mao-na-bola-e-bola-na-mao/).

O problema é que, para evitar confusão, algumas pessoas sugerem que se mude a Regra e que toda a bola que bata na mão vire falta! Discordo, isso deturpa o jogo e veremos jogador chutando na mão ao invés de chutar ao gol.

A propósito, “mudar a Regra” é sempre algo de muita discussão. Alguns defendem insistentemente o fim do impedimento, e não me incluo entre estes, pois, afinal, penso que acabaria com o jogo no meio de campo e viraria “chutão de área a área”.

Quando jovem, vi duas coisas significativas mudarem para melhor o futebol:

1) A proibição do goleiro segurar com as mãos uma bola recuada pelo companheiro (lembra que monotonia era zagueiro tocando para trás ao arqueiro?);

2) A indicação dos acréscimos de jogo (me recordo que muitos árbitros “supostamente desonestos/ caseiros” esperavam o time da casa empatar para encerrar a partida).

Dessa forma, fica a pergunta: o que você mudaria na Regra do Futebol hoje?

Particularmente, eu acrescentaria uma 4a substituição com a bola rolando (permitindo a quem houvera sido substituído voltar ao jogo) e ilimitadas no intervalo. Se o treinador quiser voltar ao segundo tempo com 11 jogadores diferentes, tudo bem! Além dessas, sou a favor da tecnologia para lances duvidosos (a ser bem regrada quanto ao uso, logicamente).

Deixe sua sugestão de mudanças:

bomba.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.