– Resultados da Enquete sobre “Qual a sua opção de voto para Prefeito de Jundiaí?”

Desde sábado, está disponível neste blog uma enquete sobre os 11 pré-candidatos a Prefeito de Jundiaí. Nada partidária, tampouco comercial. Apenas um exercício democrático e cidadão, especulando-se como se encontra a simpatia dos eleitores jundiaienses nesse momento. A veja em: http://wp.me/p4RTuC-cJh

Fechados na manhã desta segunda-feira os resultados. Lembrando sempre que não era uma pesquisa com metodologia científica (isso é para o Datafolha ou Ibope), apenas uma sondagem entre os amigos das Redes Sociais. Claro, o resultado reflete a realidade deste instante aos internautas que se envolveram com o questionamento.

É importante lembrar o seguinte: não temos ainda os nomes definidos oficialmente ao pleito, nem planos de governo propostos.

Gostaria de pedir desculpas públicas a 2 supostos pré-candidatos que não constaram na lista dos 11 citados: o Dr Pacheco (PSB), além do Prof Paulo Taffarelo (PSOL), que por pura ignorância minha não sabia que eram supostamente pleiteantes à Prefeitura. Àqueles que escreveram sobre eles, pedi que no campo “Outros” da relação divulgada redigissem esses nomes, já que ali seriam computados na totalização final. Sendo assim, com esse acréscimo, ficaram conhecidos 13 nomes.

Divulgo aqui dois relatórios totalizadores: um das primeiras 24 horas e o outro, derradeiro, do total das 48 horas da enquete aberta.

Explico o “porquê 2”: foram 1153 votos, sendo um total de 2.122 visitas ao link específico e 2.420 ao blog. Dos que acessaram, 1298 pelo Facebook, 25 pelo Google Plus, 18 pelo Twitter e os demais por outros meios.

Porém, gostaria de fazer um registro muito relevante: por duas horas no domingo (e esse o motivo da apresentação de dois relatórios) houve um tráfego de acesso excepcional, representando nesse período quase a metade dos votos do dia anterior. Evidentemente, pela enquete ser aberta em redes sociais (embora tivesse sido possível apenas um voto por IP, que é a identidade do computador), esse é um viés possível de acontecer e deturpar os números finais, caso tenham ocorrido com intenção de maquiagem. Mas esse aumento de tráfego pode acontecer por muitos motivos: desde uma ação combinada de votação amarrada até simplesmente um pico desproposital de votos de determinados simpatizantes de um candidato qualquer; portanto, sem má fé alguma. Não faço aqui o julgamento por saber ser possível tal erro da sondagem, mas acho importante comunicar o ocorrido.

A seguir, o 1o relatório, da metade da votação: 

Parcial da Votação

Aqui, o 2o relatório, com a relação dos não-listados citados:

Relatório Final da Enquete

A ideia, em si, foi simplesmente discutir o processo sucessório de maneira cidadã, democrática e inclusiva. Acho que foi conseguido.

bomba.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.