– Os novos árbitros da FIFA para 2023.

Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) e Ramon Abbatti Abel (SC), ambos com um pouco mais de 30 anos, são os novos árbitros brasileiros do quadro da FIFA, substituindo Luiz Flávio de Oliveira (SP) e Rodolpho Toski Marques (SC).

Aqui, vários fatores: a CBF precisa de nomes jovens para “pelo menos duas Copas do Mundo”, por isso o mineiro de 32 e o catarinense de 33 foram chamados. Também precisa de um árbitro de MG para o quadro internacional, dentro do tabuleiro político da CBF (já que não tem ninguém de Minas Gerais na relação da FIFA). No caso de Abatti, trocou-se apenas um “compatriota que não vingou” por outro.

Luiz Flávio não era aproveitado em jogos internacionais pela Conmebol e FIFA. Toski não se sustentou. Justas saídas.

Zanovelli tem um enorme potencial, mas ainda se mostra “bem verde”. Imaginei que ele fosse para FIFA em 2024. Nós comentamos vários jogos dele (aqui: https://professorrafaelporcari.com/2022/10/18/os-4-topicos-de-red-bull-bragantino-0x2-santos-fc/ e também em: https://professorrafaelporcari.com/2022/08/14/analise-da-arbitragem-de-sao-paulo-3×0-red-bull-bragantino/).

Abatti fez ótimos jogos nesse primeiro semestre, mas começou a sentir a pressão nas últimas partidas. De atuações “bem ligado” a jogos “bem ruins”, abordamos em: https://professorrafaelporcari.com/2022/08/21/e-no-ultimo-lance-de-palmeiras-1×1-flamengo/, aqui: https://professorrafaelporcari.com/2022/09/12/o-lance-de-leo-pereira-e-tadeu-no-gol-de-empate-de-goias-1×1-flamengo-legal-ou-nao/ , também em https://professorrafaelporcari.com/2022/10/09/analise-da-arbitragem-de-coritiba-2×1-red-bull-bragantino

Dos jovens árbitros atuais, ambos são uma boa opção para o futuro. Mas precisam ser bem trabalhados…

Em tempo: Zanovelli apitará Fluminense x Goiás e Abatti estará no Fortaleza x Red Bull Bragantino (ambos bem felizes). Luiz Flávio, certamente triste, vai apitar Avaí x Ceará (todos hoje).

11 anos que pendurei o apito! | PERGUNTE AO ÁRBITRO

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.