Joseph Blatter, José Maria Marin, Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e outros cartolas do futebol mundial foram personagens importantes no escândalo do FIFAgate – de desvio de recursos e corrupção, culminando na prisão de muita gente.
Dos brasileiros, apenas Marin cumpriu pena de prisão pois foi preso em solo estrangeiro. Teixeira e Del Nero, que estavam no Brasil, não foram presos por estarem em solo nacional e pelo fato do nosso país não extraditar cidadãos locais (mas foram banidos do futebol pela FIFA).
Agora, o Departamento de Justiça americano atenderá a FIFA e devolverá aos cofres da entidade cerca de 1 bilhão de reais (dinheiro que foi desviado pelos cartolas e que os EUA confiscaram).
- Se os picaretas desviaram dinheiro, ele foi resgatado e está com as autoridades americanas, a fim de devolver ao dono quando for solicitado (como fez a FIFA), por quê a CBF não solicitou a sua parte?
Seria bem legal se os dirigentes brasileiros dessem um pulinho ao território americano para pedirem pessoalmente, não…? Mas brincadeiras à parte (pois muitos deles seriam presos se pisarem em território americano), não causa estranheza, com a crise que vivemos, Cel Nunes ou Caboclo não solicitarem os recursos? Ou não é nenhum deles quem está mandando, mas como dizem por aí, possivelmente Del Nero?
Escândalo de corrupção derrubou Joseph Blatter da presidência da Fifa (retirado do UOL) Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

