De novo ele vem à tona? E você sabe a que se refere?
Muita gente polemizando (como sempre) sobre o Projeto de Lei “Escola Sem Partido” (como já aconteceu no ano passado e no anterior). Em tese, os professores não poderiam emitir opinião política no ensino.
- Quem é contra, afirma ser censura e que está sendo cerceada a liberdade de expressão.
- Quem é a favor, alega que se evite a “doutrinação partidária” em sala de aula.
Ambos tem certa razão. O ensino deve ser pleno e adequado. Devemos expor a realidade político-social em sala de aula sim, mas sem partidarismo. E aí é que eu prefiro a ideia de uma Escola sem Partido (apartidária), mas politizada (com espírito crítico independente).
Aqui um testemunho: já tive professores que eram verdadeiros cabos eleitorais. Não acho isso ético tampouco correto. É muito chato perceber que um lado só da situação é exposto. Isso seria “Escola COM Partido”.
Não vacilo em afirmar: o pluralismo de ideias é válido, sou contra doutrinadores. O que um professor fala é de extrema influência na formação do adolescente / jovem. Dessa forma, deve-se abordar todos os lados e incentivar o espírito crítico/analítico.

Perfeitamente, concordo com você Professor. Não gosto de Doutrinar MEUS alunos.!!! Sou Professora de História, e me dedico a dar a verdadeira História dos livros didáticos.!!!!
CurtirCurtir
Estou sendo processado por uma escola por não considerar adequado o artista trabalhado em sala de aula com minha filha de então 9 anos. O nome do artista é Keith Haring e uma das suas obras mais conhecidas se chama “Safe Sex”. Isso diz muito do que penso do ativismo em sala se aula. Completamente desnecessário expor a minha filha na idade em que ela estava a esse tipo de trabalho que nada acrescentou sob o ponto de vista pedagógico. Essa é a triste realidade que eu conheço. Fico muito feliz quando vejo professores vocacionados e comprometidos com sua profissão. São muitos ainda, graças a Deus.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Caramba, o cara expôs isso a uma menina de 9 anos! Eu teria a mesma reação que você, Fábio… triste.
Precisamos falar de política sem tomada de lado, ajudando o aluno (na idade correta) a filtrar e encontrar seu caminho. “Doutrina-los”, nunca! E levar as ideologias mais polêmicas a crianças, piorou! Boa sorte aí.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado! A batalha é por uma boa causa. Isso que importa! Abs.
CurtirCurtido por 1 pessoa