– Escola sem Partido: o que você pensa sobre isso?

De novo ele vem à tona? E você sabe a que se refere?

Muita gente polemizando (como sempre) sobre o Projeto de Lei Escola Sem Partido (como já aconteceu no ano passado e no anterior). Em tese, os professores não poderiam emitir opinião política no ensino.

  • Quem é contra, afirma ser censura e que está sendo cerceada a liberdade de expressão.
  • Quem é a favor, alega que se evite a “doutrinação partidária” em sala de aula.

Ambos tem certa razão. O ensino deve ser pleno e adequado. Devemos expor a realidade político-social em sala de aula sim, mas sem partidarismo. E aí é que eu prefiro a ideia de uma Escola sem Partido (apartidária), mas politizada (com espírito crítico independente).

Aqui um testemunho: já tive professores que eram verdadeiros cabos eleitorais. Não acho isso ético tampouco correto. É muito chato perceber que um lado só da situação é exposto. Isso seria “Escola COM Partido”.

Não vacilo em afirmar: o pluralismo de ideias é válido, sou contra doutrinadores. O que um professor fala é de extrema influência na formação do adolescente / jovem. Dessa forma, deve-se abordar todos os lados e incentivar o espírito crítico/analítico.

bomba.jpg

4 comentários sobre “– Escola sem Partido: o que você pensa sobre isso?

  1. Perfeitamente, concordo com você Professor. Não gosto de Doutrinar MEUS alunos.!!! Sou Professora de História, e me dedico a dar a verdadeira História dos livros didáticos.!!!!

    Curtir

  2. Estou sendo processado por uma escola por não considerar adequado o artista trabalhado em sala de aula com minha filha de então 9 anos. O nome do artista é Keith Haring e uma das suas obras mais conhecidas se chama “Safe Sex”. Isso diz muito do que penso do ativismo em sala se aula. Completamente desnecessário expor a minha filha na idade em que ela estava a esse tipo de trabalho que nada acrescentou sob o ponto de vista pedagógico. Essa é a triste realidade que eu conheço. Fico muito feliz quando vejo professores vocacionados e comprometidos com sua profissão. São muitos ainda, graças a Deus.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Caramba, o cara expôs isso a uma menina de 9 anos! Eu teria a mesma reação que você, Fábio… triste.
    Precisamos falar de política sem tomada de lado, ajudando o aluno (na idade correta) a filtrar e encontrar seu caminho. “Doutrina-los”, nunca! E levar as ideologias mais polêmicas a crianças, piorou! Boa sorte aí.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.