– Maior raio da história, com 709 km, é registrado no Brasil!

Na última 6a feira, registrou-se um recorde para o Brasil: o de maior raio do mundo (acontecido em 2018 e confirmado na data citada)!

Eu não gosto de temporais e desligo todos os equipamentos elétricos em casa quando percebo que vem raio. Mas este gigantesco observado… uau!

Abaixo, extraído de: https://amp.olhardigital.com.br/noticia/raio-de-709-km-no-brasil-bate-recorde-mundial/102686

RAIO DE 709 KM NO BRASIL BATE RECORDE MUNDIAL

Raio é considerado o maior em distância horizontal e representa duas vezes a distância entre São Paulo e o Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (26), o comitê da Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que dois novos recordes ligados a relâmpagos foram estabelecidos. O primeiro deles foi registrado no Brasil, em 2018, e marcou o maior raio em distância horizontal. Já o segundo aconteceu na Argentina, no ano seguinte, e se refere ao relâmpago com maior duração.

O recorde brasileiro aconteceu em 31 de outubro de 2018, e mais que dobrou a marca anterior. Segundo os cientistas, os 709 km representam a distância entre Boston e Washington DC ou ainda duas vezes o espaço entre São Paulo e o Rio de Janeiro. O recorde anterior foi estabelecido em 2007, quando um raio de 321 km foi registrado em Oklahoma, nos Estados Unidos.

A marca argentina aconteceu em 4 de março de 2019, no norte do país e registrou um relâmpago que se desenvolveu por 16,73 segundos. A maior duração anteriormente registrada era de 2012, na França, com 7,74 segundos.

Novas tecnologias

Os novos recordes só foram possíveis graças a novas tecnologias de imagem de satélites. ?Estes são registros extraordinários de eventos de relâmpagos únicos. Os extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, assim como o progresso científico em poder fazer tais avaliações?, afirmou Randall Cerveny, um dos chefes da OMM, que ainda destacou que é provável que fenômenos ainda mais extremos sejam encontrados.

20200626092226

Imagem do raio que bateu o recorde de maior distância. Foto: Organização Meteorológica Mundial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.