– O Real Madrid é beneficiado pela arbitragem?

Não assisti à partida Real Sociedad x Real Madrid (e nem terei tempo de fazê-lo), mas me chama a atenção as manchetes: “líder do Campeonato Espanhol por causa do VAR”, entre outras que falam de ajuda da arbitragem (como pênalti inexistente ou benevolência para Casemiro).

A verdade é: quem manda no futebol da Espanha é o Real Madrid e o Barcelona. Vez ou outra temos o Atlético de Madrid, o Sevilla ou o Valência os perturbando. E, no fenômeno “mais normal do mundo” (infelizmente), na dúvida contra Osasuña, Oviedo, Villareal ou Cadiz, é lógico que o árbitro mais frágil (e isso independe do VAR) tenderá a decidir para o time grande. Aliás, tente encontrar erros contra Barça e Madrid na La Liga: não vai encontrar!

Claro, não é uma característica exclusiva ibérica. Isso acontece na Itália, na França, na Alemanha, na Argentina, no Brasil… sempre “pró-grandões”.

Atenção: falamos de situações onde o árbitro fraco aceita o peso da camisa, não de equívocos de tomada de decisão por erro técnico comum (onde residem os erros que eventualmente acontecem “pró-pequenos”), nem das situações hipotéticas de manipulação de resultados.

Vinicius Junior foi titular pela 14ª vez na temporada, a primeira desde a retomada do futebol — Foto: Pedro Salado/Getty Images

Vinicius Junior foi titular pela 14ª vez na temporada, a primeira desde a retomada do futebol — Foto: Pedro Salado/Getty Images

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.