– Que alegria! Voltaremos a receber a Eucaristia!

Em meio a tantas notícias complicadas, nós aqui de Jundiaí temos motivos para festejar: no dia 11, Festa de Corpus Christi, poderemos comungar novamente, de acordo com as novas diretrizes da Diocese.

Com muita prudência, o bispo Dom Vicente Costa criou protocolos com extremo cuidado. E uma novidade: as paróquias estarão abertas até depois do encerramento das Missas On-line por duas horas, a fim de que se distribua a Comunhão.

Compartilho as novidades em: https://dj.org.br/diocese-de-jundiai-apresenta-protocolos-de-retomada-das-atividades-religiosas/

DIOCESE DE JUNDIAÍ APRESENTA PROTOCOLOS DE RETOMADA DAS ATIVIDADES RELIGIOSAS

Nesta segunda-feira, 8 de junho, a Diocese de Jundiaí apresenta os protocolos de retomada das atividades religiosas nas paróquias que passam a valer a partir do dia 11, Solenidade de Corpus Christi. 

A decisão foi tomada em Reunião Extraordinária dos Presbíteros, realizada no último dia 2 de junho, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, após um período de diálogo com as autoridades sanitárias dos municípios que formam a Diocese de Jundiaí.

As Prefeituras Municipais do Aglomerado Urbano de Jundiaí (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Cabreúva), assim como Itu e Salto já deram um parecer favorável, enquanto as cidades de Cajamar, Santana de Paranaíba e Pirapora do Bom Jesus, que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo ainda aguardam definições.

É importante ressaltar que a Igreja tem um autêntico compromisso com a Defesa da Vida e todas as decisões foram tomadas visando a segurança dos fiéis, especialmente daqueles em situação mais vulnerável.

Sendo assim, foram apresentados dois protocolos diferentes de retomada, ficando a critério de cada pároco decidir, junto com seus conselhos paroquiais da Ação Evangelizadora e de Economia e Administração, qual convém adotar de acordo com a realidade local.

O primeiro protocolo define que as missas continuarão transmitidas online sem a presença dos fiéis, porém, após a celebração, poderá ser feita a distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística. “Que seja permitido aos fiéis receberem a comunhão eucarística sacramental, logo após as Missas transmitidas ao vivo pelas Paróquias ou pelas redes de televisão. A Paróquia organizará um plantão com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, no período máximo de apenas duas horas após o término da celebração, para que os fiéis possam ir até a igreja (Matrizes e Comunidades [Capelas]) e receberem a Sagrada Comunhão no interior dos templos ou em outro espaço preparado para o acolhimento dos fiéis”. (Para ler o Protocolo 01 na íntegra, clique aqui.)

O segundo protocolo define a reabertura gradual das igrejas para a presença dos fiéis nas Missas, sendo necessário seguir rigidamente as normas sanitárias para a prevenção da COVID-19, observando especialmente: “não é recomendado a participação nas Missas das pessoas acima de 60 anos ou com outros fatores do grupo de risco; não podem participar aqueles que apresentam sintomas de gripe e resfriado ou que tenham tido contato com paciente da COVID-19 nos últimos 15 dias; cada celebração poderá ter a presença máxima de 20% da capacidade das naves das igrejas; devem ser observados o distanciamento de 2 metros entre os fiéis; devem ser seguidas todas as medidas de higiene”. (Para ler o Protocolo 02 na íntegra, clique aqui.)

 Os párocos são responsáveis por seguir rigidamente todas as medidas descritas nos referentes protocolos, porém devem contar com a consciência e colaboração de cada fiel para que as celebrações e distribuição da Comunhão ocorram sem tumulto, aglomerações ou risco de contaminação do Novo Coronavírus. Lembramos e ressaltamos que cabe ao pároco decidir qual medida seguir e cabe aos fiéis colaborarem com tal decisão. (Clique aqui para ver o vídeo com as orientações para a participação presencial na Missa)

Quanto a dispensa do preceito de guardar Domingos e dias festivos continua vigente. Os fiéis que não se sentirem seguros em participar das celebrações presenciais, nesse momento, podem continuar cumprindo o preceito acompanhando a Missa dominical em casa.

Corpus Christi

Para o dia de Corpus Christi, em 11 de junho, os párocos já podem escolher qual protocolo seguir, porém fica recomendado que seja realizada apenas uma celebração da Santa Missa. “Está permitido que, após a celebração, os padres saiam em carro aberto com o Santíssimo Sacramento exposto pelas ruas do território paroquial, não sendo permitida carreata com fiéis”.

O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, sugere que neste dia “seja feita uma grande campanha em prol dos mais pobres e vulneráveis, de maneira que, junto ao carro com o Santíssimo Sacramento, outro carro possa realizar a coleta de alimentos, roupas, cobertores e materiais de limpeza e higiene nas casas por onde o Santíssimo passar, respeitando sempre todas as normas sanitárias para o manuseio dos mesmos. Estas doações devem ser encaminhadas aos irmãos mais necessitados, por meio do Fundo Social de Solidariedade de cada município da Diocese ou por outros meios que a Paróquia achar conveniente”.

 Demais Sacramentos

Celebrações com Sacramento do Batismo, Primeira Comunhão Eucarística e Crisma continuam suspensas, assim como visitas aos enfermos nas casas.

Para os Sacramentos da Reconciliação e Matrimônio, atendimento de enfermos nos hospitais e celebrações de exéquias, os padres estão devidamente orientados de como proceder, por isso, em caso de dúvida ou solicitação, entre em contato direto com sua paróquia.

 Demais atividades da Ação Evangelizadora

Todas as demais atividades da Ação Evangelizadora (Conselhos, Reuniões, Catequeses, Grupos de Oração, Celebrações da Palavra de Deus das Comunidades do Caminho Neocatecumenal, Convivências e Retiros, etc.) bem como as aulas do Centro Diocesano de Formação para o Laicato continuam suspensas presencialmente. Recomenda-se vivamente que os Agentes Pastorais continuem se reunindo através dos aplicativos de videoconferências.

(Clique aqui para ler o Comunicado Oficial publicado pelo Bispo Diocesano)

comunicado-ofical

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.