Vivemos novos tempos no futebol. O Empirismo, por si só, já não é suficiente. Aplicar a ciência faz parte da metodologia de trabalho e isso é muito bom!
O líder do Campeonato Brasileiro, Corinthians/SP, é treinado por Tite, que tirou um ano sabático para estudar e reciclar. Parece que deu certo…
O treinador do time que “quase já subiu” da série B para a série A, Vitória/BA, é Vagner Mancini, que no final do ano de 2014/inicio de 2015 fez clínicas na Europa, inclusive com Guardiola.
O futebol mais bonito jogado hoje é o do Santos/SP, que faz uma campanha de recuperação incrível no Brasileirão, desde que assumiu o treinador Dorival Júnior, que dividiu seu tempo com os cuidados à esposa enferma e mesmo assim se atualizou na Europa (em companhia de Mancini).
Parece que os folclóricos treinadores boleiros (respeitosamente, cito Joel Santana da Prancheta) estão perdendo espaço. E causa espanto que os 3 citados treinadores de sucesso atualmente sejam abertos ao diálogo e educados. Já Dunga, da Seleção Brasileira, continua pragmático e irredutível em seu esquema, além de azedo aos contatos e tratamento dispensado aos outros.
O que você acha disso?







