A Federação Paulista de Futebol possui (em tese) apenas duas divisões profissionais: a 1a Divisão e a 2a Divisão. Entretanto, como a 1a se divide em séries A1, A2 e A3, na prática, são 4 divisões. Sendo assim, a “Segundona” (que na verdade é a 4a Divisão) é aquela que inclui desde os novatos, passando pelos aventureiros, chegando às equipes tradicionais.
Porém, como os campeonatos tem sido deficitários, equipes tradicionais como XV de Jaú e União São João de Araras deixaram de disputá-lo. E algumas, pasmem, abandonam a disputa em meio a competição: vejam alguns resultados, que para não terem suas equipes punidas severamente por desistência, os clubes escalaram reservas no último domingo: Fernandópolis 9×0 Osvaldo Cruz, Noroeste 8×0 José Bonifácio, Olé Brasil 6×0 Desportivo, além de Portuguesa Santista WO sobre o Ecus.
Fica a pergunta: o torneio “é pra valer”? Equipes que em meio ao torneio jogam com seus jogadores Sub 17 e Sub 20, que dão WO ou que entram exatamente com 11 jogadores em campo (sem ninguém no banco) são o exato retrato do que passa o futebol do interior do Estado de São Paulo atualmente.
E de quem é a culpa de, no atual estágio, os clubes serem falidos e a Federação multi-milionária?
Deixe seu comentário:
![]()
