Rankings no futebol são sempre polêmicos, principalmente quando não atendem a expectativa de seus interessados.
A FIFA tem o seu, a IFFHS idem. Revistas e jornais também elaboram suas classificações.
Independente do valor que se dá a eles, uma coisa é inegável: eles possuem critérios – justos ou não aos olhos dos torcedores.
A Folha de São Paulo divulgou o seu tradicional ranking histórico, e nele consta: o número 1 do Brasil é o São Paulo, seguido pelo Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro e Vasco.
Nele, o Mundial de Clubes da FIFA dá 40 pontos a quem o conquistar, mas o torneio Intercontinental jogado até pouco tempo, 30 (mesmo peso para a Copa Rio de 51). A Copa Sulamericana dá 15 pontos (5 a mais que o Paulistão e 5 a menos que o Brasileirão), já a Libertadores 35 (confira toda a pontuação no quadro abaixo).
Algumas curiosidades: o Guarani é o 28o do ranking (estando na 3a divisão do Brasileirão e na 2a divisão do Paulistão.) Mas a Ponte Preta, estando na 1a divisão do Regional e do Nacional, é 31o colocado.
Em tempo: o Paulista de Jundiaí é o 34o clube mais importante do Brasil, segundo o Ranking Histórico da Folha, mesmo tendo sido rebaixado para a A2 e não figurando em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro – fato explicado pelo critério de conquistas históricas que tiram o viés de sucessos / fracassos momentâneos maquiarem o resultado. E, por tabela, justifica a ausência do atual Campeão Paulista, o Ituano.
E você, o que pensa sobre os rankings?
Deixe seu comentário:

