– Quando a Fase não ajuda… O erro de Botafogo X Corinthians

Ótimo árbitro em péssima fase, que quando não erra, erram por ele… já escrevemos isso algumas vezes para falarmos de Sandro Meira Ricci, neste 2012.

O bom árbitro, que nos 2 anos que precedeu o ingresso ao quadro da FIFA era o melhor do Brasil, foi decaindo nas suas atuações paulatinamente. Hoje, sempre acontece um erro relevante nos seus jogos. Claro que não deve ter desaprendido a apitar, mas que a fase é ruim, isso é claro.

Vejamos ontem: no Engenhão, na partida Botafogo X Corinthians, Romarinho finaliza para o gol. No rebote, Martinez sofre pênalti. Tudo ok, caso Martinez não estivesse impedido quando recebeu a infração.

Se um jogador está em impedimento ativo, o jogo deve ser paralisado. Se neste ínterim (o do soar do apito ou da percepção do árbitro de que seu assistente está com a bandeira levantada até a marcação) ocorrer uma infração, seja falta de jogo ou até mesmo uma agressão, nada está valendo. Portanto, deve-se marcar impedimento e não pênalti.

No lance, Sandro Meira Ricci não teve culpa do erro, pois foi levado a crer que Martinez estava legal na jogada pelo erro do bandeira. Assim, errou por tabela!

Já imaginaram se o botafoguense desse um carrinho violentíssimo por trás no argentino, ao invés da infração cometida e que gerou o pênalti? O atleta carioca seria expulso, e o jogo recomeçaria com tiro livre indireto A FAVOR do Botafogo (já que, apesar de não valer marcação técnica, as marcações disciplinares continuam a valer normalmente nessas situações).

A propósito, vários lances polêmicos na rodada: vide Fluminense X Náutico (disponível aqui: http://is.gd/QoTRhH) ou Ponte Preta X Vasco da Gama, com péssima atuação de Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL). Penso que o Cel Aristeu vai ter que trabalhar muito no seu cargo frente a CA-CBF…

Ops: não posso deixar passar batido- Jorge Nicola, em sua coluna nesta segunda-feira no Diário de São Paulo /Bom Dia, diz que a indisposição da torcida Mancha Alvi-Verde com o presidente palmeirense Arnaldo Tirone começou exatamente a partir do momento em que ele se recusou a bancar o Carnaval 2013 da agremiação… Ineditismo ou rotina na relação Dirigentes & Organizadas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.