– Voto de Cajado nas Eleições 2012 em alta!

Nos tempos de Coronelismo no Brasil, havia o “Voto de Cabresto”. Os poderosos conseguiam através da influência politico-financeira (e por força de ameaça) conquistar votos dos mais humildes. Tal panorama mudou. Agora, temos o “Voto de Cajado”, onde o eleitor é influenciado pelo líder religioso da sua crença.

Se você observar, nas diversas mídias vemos relatos de candidato X na Missa do padre Y, candidato A no culto do Pastor B, e por aí em diante. E alguns pedem objetivamente o voto para seus fiéis.

Respeito toda religião e procuro praticar bem a minha. Mas o fiel deixar se influenciar por um nome específico orientado pelo seu sacerdote, parece-me indevido. Vejo com bons olhos que as Igrejas divulguem listas de candidatos afinados com os preceitos da sua profissão de fé e considerados potenciais honestos políticos; mas fechar especificamente com alguém, aí não!

Um exemplo claro em 2012: Celso Russomano. Do partido da Igreja Universal, já foi em culto, missa, sessão espírita; e onde tiver um templo, lá estará.

E você, o que pensa sobre isso?

Um comentário sobre “– Voto de Cajado nas Eleições 2012 em alta!

  1. Olá Rafael! Aqui é a Juliana Peres da Rede Fale.
    Vejo que você publicou um Post sobre o Voto de Cajado. Por favor, será muito bom que você divulgue os debates sobre o tema. Haverá um já amanhã em SP:

    Associação Hokkaido de Cultura e Assistência
    Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – São Paulo
    A partir das 19h30

    Convidados:

    Caio César Marçal: Missionário, mora em BH e é secretário de Mobilização da Rede Fale.

    Gedeon Alencar: Doutorando em Ciências da Religião – PUC-SP e diretor do Instituto Cristão de Estudos Contemporaneos – ICEC

    Isabelle Ludovico : Economista e Psicóloga Clínica, com especialização em Terapia Famimiar Sistêmica, membro do Conselho de Referência do Fale e da Aliança Cristã Evangélica Brasileira, autora do livro: “O Resgate do Feminino: a força da sensibilidade e ternura em homens e mulheres” e co-autora do livro: “O melhor da Espiritualidade Brasileira”

    Leandro Seawright: Doutorando em História (Protestantes no período da Ditadura Militar) pela – USP. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Autor do livro “Entre Deus, Diabo e Dilma: messianismo evangélico nas Eleições 2010”. Pastor batista.
    Campanha da Rede Fale-RJ contra a manipulação do eleitorado evangélico por suas lideranças eclesiásticas em favor de interesses políticos particulares.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.