– Patriarcas e Profetas da Bíblia, parte 3

Continuando nossos temas para encontros semanais da catequese do Sacramento do Crisma, compartilho o tema a ser debatido hoje:

Os Patriarcas e Profetas da Bíblia (PARTE 3)

         Pulamos para aproximadamente o ano 1000 a.C.. Vamos falar de Davi. O povo judeu queria ser governado por alguém, como uma nação, o que primeiramente não agradou a Deus. Escolheram Saul, mas Deus preparava uma pessoa de seu agrado, um rei que acima de tudo temesse a Deus e a mais ninguém, e este rei seria Davi. Davi consegue reunir todas as doze tribos de Israel num só país, e sempre obedecendo a Deus, foi abençoado e vencia todas as guerras contra seus inimigos.

         Em I Samuel 17, vemos Davi ainda jovem, não sendo ainda rei, vencendo o gigante Golias. Nesta batalha, Davi vence o duelo que custava a escravidão dos judeus frente aos filisteus.

Reflexão 1: Vocês se sentem, muitas vezes na vida, pequeninos como David frente a problemas que são Golias? Como agem?

         Davi deixou como sucessor Salomão, que era muito sábio e rico (riqueza surgida através da renúncia delas em facor da sabedoria), mas que desviou-se do caminho de Deus. Durante este período, os judeus adoram outros deuses, e acabam caindo em desgraça. Por volta de 598 a.C., o rei Nabudoconosor da Babilônia os domina e os leva a trabalhar na Mesopotâmia. Na sequência, em 530 a.C., Ciro, rei da Pérsia, impera sobre todo o Oriente e escraviza novamente os judeus, mas permitem que voltem para suas terras. Quando retornam, em 330 a.C., Alexandre Magno domina a todos os reinados.

Reflexão 2: Repare que quanto mais os judeus se afastavam de Deus, mais vulneráveis se tornavam. E isto acontece conosco nos dias de hoje. Cada vez que nos esquecemos de Deus, que nos afastamos d’Ele, também nos afastamos das suas Graças e de todo o Amor que Ele tem por nós. Cada vez que nos voltamos a Ele, por ser misericordioso e bondoso,  Deus nos espera de braços abertos e nos dá sempre a oportunidade de recomeçar. Você sente quando está afastado de Deus, ou não consegue perceber esse distanciamento?

         Em 63 a.C. Pompeu, o Grande, que era imperador de Roma, é quem domina novamente os judeus. Não há mais patriarca que vem ao mundo para suceder um novo marco na história dos judeus, mas alguém que viria ao mundo para marcar a humanidade inteira. Este alguém era a promessa, ou seja, o Salvador desejado, o próprio Filho de Deus, o Deus feito homem que faz a última aliança com toda a humanidade: Jesus Cristo!

Reflexão 3: Até chegar em Jesus Cristo, muitos impérios dominaram os judeus. E o que nos domina hoje? (vícios, mentira, pecados)

         Existiram pessoas denominadas profetas que falaram incessantemente da vinda do Salvador. Eram homens do meio do povo que entendiam sobre o assunto FÉ, e que procuravam abrir os olhos do povo sobre as vontades de Deus e a negação do povo em aceitá-lo inúmeras vezes. Alguns profetas: Ezequiel, Elias, Jeremias e Isaías.

         A palavra profeta não quer dizer vidente, mas sim entendido em determinado assunto. Nos dias atuais, temos profetas da economia, profetas da política, que são chamados comentaristas ou analistas.

         Vale a pena citar alguns trechos de Isaías, que viveu 600 anos antes do nascimento de Jesus Cristo e disse coisas que se revelaram posteriormente, como Isaías 7, 14, e também conselhos ao povo, como Isaías 59, 1-15.

         Finalizando o Antigo Testamento, devemos falar também sobre os livros dos ensinamentos, como os Salmos, Eclesiástico, Eclesiastes, Sabedoria e os Provérbios. São escritos que nos orientam a confiar em Deus e a seguir suas vontades. Há salmos para diversas ocasiões. O Salmo 53, por exemplo, é um louvor a Deus. Já o Salmo 56 um pedido de perdão.

Dinâmica-

1: Um dos livros de Ensinamentos é o Eclesiástico. No Capítulo 7 de Eclesiástico, a Palavra de Deus nos traz importantes ensinamentos, fruto da experiência do povo. Leia esse capítulo, reflita e escreva sobre o que eles dizem diretamente a você (tem estado próximo das práticas sugeridas do texto, ou não? O que fazer para mudar?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.