Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros Chinês, a Internet é perigosa, e por isso proibiu o You Tube… É esse o país com quem todos querem se relacionar e negociar! Para a China, não há manifestações públicas por parte dos americanos em defesa da liberdade! Por quê será?…
Absurdo… abaixo, extraído de: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370818&idCanal=61
CHINA BLOQUEIA YOU TUBE
A China bloqueou ontem o acesso ao Youtube, o mais conhecido site de partilha de vídeo, após ter sido colocada no site uma gravação de autoridades chinesas a exercer violência contra tibetanos.A gravação mostra um manifestante tibetano a ser brutalizado pelas autoridades chinesas e as feridas de Tendar, um jovem que, segundo o governo tibetano no exílio, terá morrido após ser detido e espancado quando tentava impedir a polícia de agredir um monge. A Xinhua, agência noticiosa estatal chinesa, denunciou ontem o vídeo como sendo uma mentira.
A agência citou um oficial anónimo do governo regional do Tibete, que afirmou que o vídeo foi “editado, com imagens de diferentes locais, dias e pessoas”. “O grupo do Dalai Lama está acostumado a fabricar mentiras para iludir a comunidade internacional” terá dito o alegado oficial à Xinhua.
O Governo chinês não confirmou ainda se o bloqueio do site está relacionado com este vídeo. De acordo com a agência Associated Press (AP), a Google, empresa dona do Youtube, admite ignorar as razões desta proibição. Scott Rubin, porta-voz da Google afirmou à AP que a empresa esta a “investigar a situação e a tentar assegurar que o serviço é reposto o mais cedo possível”.
Segundo a AP, Qin Gang, porta-voz do Ministro de Negócios Estrangeiros chinês, afirmou que na China “a Internet é livre o suficiente, mas precisa de ser regulada de moda a prevenir a difusão de informação perigosa.” O porta-voz não mencionou o actual bloqueio.
As autoridades chinesas costumam proibir o acesso ao Youtube, de forma a impedir os cidadãos de verem vídeos que critiquem o Governo. A maioria das vezes, o governo limita-se a impedir a visualização de determinados vídeos. Em Janeiro as autoridades chinesas fecharam centenas de sites com conteúdo considerado “ordinário”. Entre eles, um site que hospeda blogues. A China tem a maior comunidade online do mundo, com cerca de 300 milhões de utilizadores da rede e cerca de 100 milhões de blogues.
A segurança no Tibete tem sido apertada nas últimas semanas, devido à celebração de duas datas importantes para os resistentes tibetanos. 14 de Março marcou o primeiro aniversário das manifestações sangrentas em Lhasa, capital regional do Tibete, enquanto que no dia 17 deste mês foram celebrados os 50 anos desde o exílio do Dalai Lama.
As autoridades chinesas têm feito uma patrulha armada da comunidade tibetana do norte da Ásia, após surgirem notícias de um assalto a uma esquadra por parte de 100 tibetanos, este fim-de-semana.
