– Volta das torcidas de futebol “a qualquer custo” e de qualquer jeito”, não pode!

Todos nós queremos que o mundo “recomece”, depois de tanto sofrimento por conta da pandemia. Com cuidados, prevenção, respeito ao próximo e racionalidade.

As torcidas de futebol na Europa vão retomando seus assentos nos estádios. Aqui no Brasil, se discute como se dará a volta. O Estado de São Paulo criou protocolos e permitirá a partir de 1º de Novembro esse retorno. Entretanto, algumas ações isoladas já permitiram a presença de público: 25% de capacidade no Mané Garrincha para Flamengo x Olímpia e Atlético Mineiro x River Plate igualmente com percentual de aficcionados.

Porém… 

As imagens, especialmente as que aparecem de Minas Gerais, mostram aglomeração, o não uso de máscaras e desrespeito a qualquer tipo de prevenção ou cuidado médico solicitado. E diante disso, é razoável pensar: deve-se mesmo voltar agora, com tamanha falta de educação do torcedor?

Eu sei que o futebol envolve emoção (e receitas financeiras). Mas justamente por isso não seria prudente que os clubes (unidos, todos eles), juntando-se com as autoridades sanitárias, determinassem como essa volta deva ocorrer (sem uma equipe voltando antes da outra, independente de competição), e com campanhas de conscientização para se evitar aglomerações?

Não vencemos a pandemia ainda. E o descuido é a maior arma do Novo Coronavírus e suas variantes: achar que ele está enfraquecido é o que faz ele ganhar força…

Lembre-se: vacinas são fundamentais e todos nós nos precisamos vacinar (é ato de cidadania), mas elas não nos transformam em super-heróis imunes ao contágio. Elas nos protegem, mas não são barreiras que nos isolam.

Fico imaginando: com tanto espaço que os estádios têm, há a necessidade do torcedor sentar um do lado do outro, sem se espalhar esse público? É irracionalidade ou descuido?

Foto: UOL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.