– Contratar treinador de futebol de acordo com o DNA do time.

Me recordo que certa vez o Paulista de Jundiaí contratou o icônico técnico Milton Buzzeto, o “Rei da Retranca” e que por anos trabalhou no Juventus da capital. Apesar de ter feito um razoável trabalho na Terra da Uva, era dito que ele “não tinha a cara do Galo da Japi“.

Recentemente, o São Paulo teve dois treinadores estrangeiros que foram contestados: “Patón” Bauza e Diego Aguirre, criticados pela filosofia de jogo em campo “não condizer com a tradição do futebol jogado” na história do São Paulo.

Se sairmos do Brasil, imagine: iria “ornar” José Mourinho como treinador do Barcelona? Pela linha implantada desde Cruyff, não combinaria.

Dessa forma, voltamos ao Brasil e lembremo-nos da expressão cunhada por LAOR (Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente santista falecido recentemente), que disse: o “Santos FC sempre teve DNA ofensivo“, se referindo aos times goleadores dos anos 50 até o vocacionado ataque goleador de Neymar e Ganso. Na época, ele ainda usava a justificativa que assistir o Peixe deveria ser “um espetáculo como ir ao Circo de Soleil“.

Assim, é para se questionar: quem foi o “gênio” que sugeriu Abel Braga ou Dunga para o Peixe, que nada combinam com esse DNA? Da mesma forma que a cara do Corinthians sempre foi do “time raçudo”, a do Santos é a do time que “dá espetáculo”!

Sorte do torcedor santista que chegará Jorge Sampaolli, que comunga dessas ideias ofensivas. Mas tudo isso mostra que os clubes de futebol não conseguem ter presidentes que entendam qual é a identidade/ filosofia / estilo/ DNA ou qualquer outro nome que o valha para definir seu padrão de jogo. Uma pena!

Em tempo: passamos o Campeonato Brasileiro inteiro com DEZENAS de trocas de treinadores e um dos estrategistas que tinha a marca / filosofia mais forte da década de 1990/2000 continuou desenpregado: Luxemburgo! O que estaria acontecendo de verdade com ele? Desconfiança do mercado de técnicos ou o Luxa, respeitosamente, perdeu o foco?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.