– Formando Políticos Cidadãos e Cristãos!

Compartilho ótimo material da Pastoral ‘Fé e Política’ da Igreja Católica (Diocese de Jundiaí), que visa formar políticos com ideais mais humanitários e iluminados pelos valores do Evangelho. Um dos passos é praticar a cidadania em ações verdadeiras e valorais nos cargos em que ocupam.

Abaixo:

PASTORAL FÉ E POLÍTICA E DIOCESE DE JUNDIAÍ PROMOVEM A FORMAÇÃO “O PAPEL DO CRISTÃO NA POLÍTICA”

por Reinaldo Oliveira

A Pastoral Fé e Política a e a Diocese de Jundiaí promovem a formação “O papel do cristão na política”, aberta à participação de todos/as candidatos/as às próximas eleições municipais, nas 11 cidades do território da Diocese.

O objetivo da formação, de acordo com o bispo diocesano Dom Vicente Costa, entendendo que A POLÍTICA É O MEIO PARA A PRÁTICA DE CARIDADE, JUSTIÇA E IGUALDADE SOCIAL, é contribuir para que os/as candidatos/as às próximas eleições, conheçam os documentos da Igreja sobre a política.

Dom Vicente lembra que pela participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras organizações da sociedade civil organizada, as Leis 9830 que legisla sobre a proibição da compra de votos e a Lei da Ficha Limpa que barra a candidatura de políticos com condenação na Justiça, aprovadas através de projetos de iniciativa popular, têm a forte participação da Igreja.

A participação não é obrigatória e para facilitar aos participantes, a Pastoral Fé e Política (em sua reunião ordinária do dia 17 de outubro) dividiu a Diocese em grupos: 1 – Jundiaí, Itupeva e Louveira. 2 – Santana de Parnaíba, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. 3 – Várzea Pta., Campo Limpo Pta, Paróquia Santa Gertrudes e Jordanéia. 4 – Salto, Itu e Cabreuva.

As datas para a formação: 28 de novembro, 23 de janeiro, 27 de fevereiro e 19 de março. O horário será das 14h às 17h. As formações acontecem nos mesmos dias e horários. Os locais para a 1ª formação serão: 1 – Jundiaí, 2 – Pirapora do Bom Jesus, 3 – Várzea Paulista e 4 – Salto. O coordenador diocesano da Pastoral – Claudio Nascimento, disse que apesar da não obrigatoriedade, é importante a participação dos candidatos.

Ele também informa que através de entendimentos com a Diocese de Jundiaí, no próximo ano, no mês de abril, acontece a reabertura da Escola Diocesana de Fé e Política com vários cursos voltados para a cidadania, política e espiritualidade.

bomba.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.