É notório que os gastos com campanhas políticas são altíssimos. E aí vai dinheiro do candidato e do partido no “investimento” da Eleição. Claro que se você esperar retorno financeiro honestamente, não ocorrerá. Tem candidato que gasta quase ou mais do que receberia em 4 anos de mandato.
É por isso que uma prática recorrente é pedir doações. São elas que verdadeiramente bancam os candidatos. Aí vem a questão: por quê alguém doa dinheiro para candidato?
– Por vários motivos: afinidade político-ideológica, amor à democracia, fidelidade partidária e, infelizmente, por interesse particular. O doador dá uma quantia significativa e espera recuperá-la através de corrupção, obras superfaturadas ou desvios diversos. E, claro, que o eleito defenda os negócios do doador.
Curiosidade: na última eleição entre Dilma X Serra, os maiores doadores foram os Bancos e Construtoras. Doaram em nome da Democracia?
Curiosidade 2: a Legislação Eleitoral deveria OBRIGAR que as contas fossem demonstradas publicamente antes das Eleições, no depoi. Nãoseria bacana saber quem está bancando os candidatos hoje?
É claro que dinheiro de caix 2 não aparecerá. Mas ajuda a melhorar a luta pela transparência.
