Estamos entrando no Tempo do Advento, que significa: “espera por aquele que há de vir”!
É uma espécie de “ano novo litúrgico” para os católicos, tempo de aguardar o Natal do Senhor Jesus. Época de esperança, de fé, de conversão.
Há 1600 anos aproximadamente, num primeiro domingo do advento como esse, um jovem chamado Agostinho, após ouvir a leitura de Romanos 13, 11-14 (que é a mesma hoje), convertia-se. E desregrado cidadão passa a ser um grande santo, doutor da Igreja: Santo Agostinho!
A Leitura é essa (Carta de São Paulo aos Romanos):
“Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.”
E nós, estamos prontos para a conversão nesse belo tempo litúrgico?
Coroa do Advento, um dos símbolos do Natal/ Foto: Wesley Almeida/ Arquivo CN. Imagem extraída de: https://noticias.cancaonova.com/brasil/advento-e-tempo-de-reforcar-verdadeira-esperanca-diz-bispo/