– Daniele Orsato apitará a partida inaugural da Copa, entre Catar x Equador.

O MUNDO do apito apostava: uma árbitra apitaria a abertura da Copa entre Catar x Equador. E motivos não faltavam: a necessidade da FIFA em amenizar as críticas de que não lutava por direitos humanos, a questão da inclusão de gênero e, por mérito, o ótimo desempenho das árbitras que estão no Mundial.

Em especial, a francesa Stephanie Frappart, considerada a melhor do mundo, era a cotada para o jogo inaugural. E em uma rápida busca pela Internet, periódicos de todos os países a apontavam como favorita.

Porém… ao ver o Catar endurecer com a venda de bebidas alcoólicas e entender o quanto a cultura do país se mostrava rigorosa com o Ocidente, teria a FIFA mudado de ideia? Eu penso que sim!

De tal forma, foi divulgada a escala com o italiano Daniele Orsato, 47 anos, natural de Vicenza, com muitos jogos em competições internacionais (Final da Champions League 2019 / 2020, por exemplo), e em seu primeiro Mundial como árbitro central (foi VAR em 2018, na eliminação do Brasil). Confesso: eu tinha como aposta que ele estaria na Final, até por quê a Itália não está na Copa e seria um prêmio como aposentaria.

A ficha completa: 

Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistente 1: Ciro Carbone (ITA)
Assistente 2: Alessandro Giallatini (ITA)
4º árbitro: Istvan Kovacs (HUN)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
AVAR 1:  Paolo Valeri (ITA)
AVAR 2: Tomasz Listkiewicz (POL)

Curiosidade: Orsato passou um ano inteiro sem usar o Cartão Vermelho Direto, sendo partidas do Campeonato Italiano ou da Champions League (somente expulsou pelo 2º Amarelo, e em poucas oportunidades). 

Agência EFE.

2 comentários sobre “– Daniele Orsato apitará a partida inaugural da Copa, entre Catar x Equador.

  1. Orsato não é um nome familiar aqui na Escócia e a nossa única oportunidade de o ver seria nos jogos da UEFA a nível de clubes.
    Você não encontra muitos árbitros no jogo moderno que usam o bom senso em vez de cartões amarelos ou vermelhos. Alguns árbitros têm a habilidade de administrar jogos, mesmo os jogadores mais duros, e são respeitados por isso em suas carreiras.
    Os árbitros devem ser encarregados de um jogo de futebol por um motivo: garantir que a partida seja disputada de maneira justa.
    Espero que você esteja certo e que Orsato seja escolhido para arbitrar a final da Copa do Mundo; como isso seria apropriado.
    Espero sinceramente que o Google traduza esta resposta no contexto educado em que é enviada. Ótimo artigo.
    Felicidades

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.