Que lance absurdamente complicado em Bragança Paulista, onde acontece de tudo. Entenda o que fez o árbitro Jean Pierre “Vin Diesel”:
Aos 24 minutos, o goleiro Clayton (RBB) dá um “bicão na bola”, que atravessa o campo e vai até a ponta direita para Artur (RBB), que está em posição legal. Ele a protege, fica cara-a-cara com o gol e, sem violência, Alexander (FLU) o derruba. É pênalti, com a necessidade de Cartão Vermelho (independe da força, da distância da bola, ou de qualquer coisa: é uma clara e manifesta situação de gol). O árbitro marca pênalti e apenas dá o cartão amarelo – mas para Manoel! Errou duas vezes (erros 1 e 2).
Entretanto, o “VAR caça-pelo em ovo” foi procurar um impedimento de Artur, que estava em condição legal (acertou o bandeira 1). Na busca pelo “off side”, se encontrou uma trombada entre Alerrando (RBB) e Nino (FLU), totalmente fora do lance de jogo e sem implicação na jogada. Aquilo é casualidade, não é infração. Deveria ser desprezado tal lance, que é verificado pelo VAR. Errou de novo (erro 3).
A transmissão da TV entendeu que ele marcou falta. Mas repare, o braço está levantado! Foi marcado impedimento de Alerrandro (RBB), que não se torna conclusivo e o bandeira não considerou como ativo, ao contrário do VAR (se é que estava impedido). Erro 4.
Mesmo se estivesse impedido, repare no vídeo, seria passivo – pois Nino (FLU) não conseguiria alcançar o adversário, caso a trombada não existisse. Erro 5.
A única forma de referendar tudo isso, seria Nino estar tentando disputar a bola com Artur, e Alerrandro estar impedido (aqui, nessa HIPÓTESE, teria passado de impedimento passivo para ativo por bloquear um jogador que teria condições de disputar a bola). Mas não foi o caso…
Foram 4 erros em 4 minutos. Pra que ter VAR, se é para errar assim?
O pênalti foi desmarcado, o cartão retirado, e pouco depois do reinício da jogada, saiu o gol do… Fluminense.
O lance pode ser assistido em: https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/13-11-2022/bragantino-fluminense.ghtml

Imagem extraída de Minha Torcida. com. br
