A Dona Conmebol assiste calada a algumas barbaridades do futebol sulamericano.
1) Não há VAR nessa fase de grupos da Libertadores. Antes, a desculpa era o custo. Agora, o tempo hábil para preparar os estádios. Mas há uma incoerência: no regulamento, consta que clubes distantes “tantos kms” de aeroporto, não podem jogar. Ou dependendo da capacidade, idem. Um clube que disputa a sua principal competição continental, já não teria que ser vistoriado e preparado pela entidade para receber os equipamentos do VAR?
2) O péssimo nível da arbitragem! No Chile, má atuação do árbitro Alexis Herrera, da Venezuela, em Colo-Colo 1×2 River Plate, onde houve um carrinho criminoso de Paulo Díaz (RIV) em Alexander Oroz (COL) – típico lance de “Escola de Árbitros”, onde se ensina que esse tipo de jogada é indiscutivelmente para Cartão Vermelho – e não houve a expulsão. Os argentinos foram beneficiados pela não marcação da falta contra eles e a não-expulsão do seu atleta; e, na sequência, saiu o gol. Detalhe: a arbitragem bobeou e não viu que havia jogador do River Plate com camisa diferente em campo (a regra não permite, tem que achar uma idêntica aos companheiros, e, não encontrando, repetir uma de mesma numeração e considerar o número da súmula, vide em: https://futebolatino.lance.com.br/em-vitoria-do-river-plate-atacante-aparece-com-uniforme-diferente/). Pode?
3) Nenhum pronunciamento oficial da Conmebol contra os atos racistas nas partidas da Libertadores da América. Até as 09h30 da manhã, absolutamente nada repudiando os bandidos, nem no site. Ontem falamos de River Plate x Fortaleza, Corinthians x Boca Jrs e Estudiantes x Red Bull Bragantino (vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2022/04/27/3-jogos-de-argentinos-contra-brasileiros-com-racismo-e-ai-conmebol/). Ontem, acrescente-se o jogo Emelec x Palmeiras. E a entidade nada faz?
Perguntas pertubadoras para a Conmebol responder…
Imagem extraída de: https://leiemcampo.com.br/conmebol-aplica-multa-ao-barcelona-equ-por-gritos-racistas-em-jogo-contra-o-flamengo-na-libertadores/