Quando perdeu-se totalmente o controle das torcidas organizadas de futebol no estado de São Paulo, as autoridades públicas, preocupadas com a violência, decretaram que nos clássicos envolvendo os 4 grandes deveria-se permitir a torcida do mandante em seu estádio, ficando os torcedores adversários, teoricamente, em casa e/ou em seus barracões.
Respirando fundo, entendo que como era um momento crítico, dava para se aceitar a ideia. Era uma medida emergencial, até que algo duradouro e correto fosse feito. Como, por exemplo, prender os marginais que armavam as confusões e dar novamente segurança.
Tudo isso começou em 03 de abril de 2016, após a morte de uma pessoa que não tinha nada a ver com o jogo Corinthians x Palmeiras no Pacaembu, vitimada por uma briga envolvendo torcedores das duas equipes. O Secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre de Moraes (que é atual Ministro do STF) mais o Promotor do Ministério Público, Paulo Castilho, tomaram essa decisão acatada pelas demais entidades.
Depois de 6 anos da medida emergencial, o que foi feito DE FATO para que a situação fosse normalizada? Afinal, a ideia de Torcida Única, acatada por muita gente (inclusive eu) era provisória. Ou simplesmente as autoridades se acomodaram na decisão e nada fizeram?
Mortes e brigas, lamentavelmente, continuam ocorrendo às vésperas de grandes clássicos, mesmo com torcida exclusiva do mandante. E o mais complicado: a solução paliativa passou a ser perpétua, não arranjando nada definitivo que acabasse com o problema.
Nesta 4a feira, Flamengo x Palmeiras jogarão com torcida única. Estamos chegando no momento que não mais apenas no estado de São Paulo, mas sim em outras praças, haverá tal acomodação judicial e de segurança pública?
Repito: entendi como necessária a decisão de torcida única pelas circunstâncias emergenciais da época, mas depois de tanto tempo, algo deveria ter sido feito. Ou a Polícia, 6 anos depois, ainda está despreparada para cuidar das torcidas organizadas?
Por fim: seria a lei, cheia de brechas e impunidades, que faz esse cenário ocorrer?

Arte extraída de: https://www.spfc.net/news.asp?nID=140690
