Assisti neste domingo de manhã o lance tão reclamado pelo Verdão contra o Galo: e há de se concordar com as queixas. Vamos lá:
Sobre o lance de Patrick de Paula sobre Jair: o camisa 8 foi atingido após um escorregão do palmeirense. A impressão que eu tenho é que, após a pressão dos atletas experientes atleticanos que foram para cima do árbitro Bruno Arleu, é que surgiu o segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho. Eles sabiam que o meia do Palmeiras estava pendurado e o “bololô” mostrou isso – levando o juizão a sucumbir (o que é inadmissível a quem está no quadro internacional).
Atenção: não era um lance permitido para a interferência do VAR, pois seu uso não contempla analisar a interpretação de um Cartão Amarelo ou não.
E acertou o árbitro ao punir com essa Advertência?
Não. Ele colocou na súmula que foi por ação temerária, sendo que foi por imprudência (o infrator escorregou). Numa linguagem popular da Regra:
1. Imprudência – não queria fazer a falta, mas acabou fazendo. Não há cartão.
2. Ação temerária – foi disputar a bola e houve a intenção de cometer a infração. Cartão Amarelo.
3. Força excessiva – “passou do ponto” e cometeu o chamado jogo brusco grave. Cartão Vermelho.
Estamos vivendo dias difíceis com a arbitragem… um juiz da FIFA dar uma bobeada dessa é demais!
Em tempo1: os clubes, tão grandes que são, não orientam as Regras para os seus jogadores evitarem riscos de levar cartão? Ser “amarelado” no começo da partida faz o atleta jogar preocupado o restante do jogo, pensando: “tiro o pé para não receber o segundo amarelo ou corro o risco”? Defendo sempre ex-árbitros nos Departamentos de Futebol das equipes, montando “escolinhas” para as bases e dicas para os profissionais.
Em tempo 2: Bruno Arleu é bom árbitro, mas independente dele, pensemos: um FIFA significa estar apto para apitar qualquer jogo no mundo. Nossos FIFAs “aguentam” um Boca x River, Inter x Milan, Argentina x Uruguai?

[…] Falamos aqui deste lance (que realmente levou o Palmeiras ao prejuízo), em: https://professorrafaelporcari.com/2021/08/15/a-expulsao-de-patrick-de-paula-em-atletico-mineiro-2&#… […]
CurtirCurtir
[…] Falamos aqui deste lance (que realmente levou o Palmeiras ao prejuízo), em: https://professorrafaelporcari.com/2021/08/15/a-expulsao-de-patrick-de-paula-em-atletico-mineiro-2&#… […]
CurtirCurtir