Em meados dos anos 90, um dos temas mais interessantes do Marketing Esportivo era o case “Palmeiras-Parmalat”. Seguido dele, existia o “marketing do deboche”, promovido pelo Íbis, se divulgando como “pior time do mundo”, tendo como garoto propaganda Mauro Shampoo, que vestiu a camisa 10 e, “segundo a lenda”, marcou 1 único gol em 14 anos (naquele tempo, nem existia a Internet ainda).
Divulgar seu nome com conquistas é legal. Ironizando rivais, depende da ocasião. O que não vale é menosprezar indevidamente co-irmão, especialmente se não for momento oportuno.
Com pesar, vejo uma publicação inoportuna do querido Paulista de Jundiaí (que seria algo extremamente normal se fosse feita por torcedor, e não pela página oficial do clube), tirando sarro do… São Paulo!
O Galo da Japi foi Campeão da Copa do Brasil em 2005. De lá pra cá, foi caindo de divisão e hoje não disputa nenhum torneio nacional, além de ter sido rebaixado para a última do estadual. Se não bastasse isso, foi punido pela FPF pelas denúncias de manipulação (a qual recorreu). Apesar dos esforços da diretoria em tentar reerguer o clube, o “estagiário do marketing” não levou em conta nada desse momento ruim e fez a seguinte postagem:
Ora, sempre foi comum o Tricolor Paulista emprestar jovens atletas ao Tricolor Jundiaiense (e seria ótimo neste momento em que a 4a divisão é Sub23), assim como Palmeiras e Corinthians já fizeram. Portanto, não crie mal-estar com quem pode te ajudar, Paulista. E, vendo pelos comentários da página, observa-se que a troça virou um mico…
Apague logo ela publicação, Galo. Reconhecer erros é ser humilde. Curta o título da Copa do Brasil sim, mas não viva dele somente, já que a fase é de se reerguer. O que foi feito chama-se “anti-marketing”, um tiro no pé para quem precisa se divulgar bem.
Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.