– O esporte, os negócios, a mídia e o fanatismo

Detesto situações mal resolvidas. E, na última 5a feira, um verdadeiro turbilhão de informações ocorreram em um meio delicado: o futebol.

Me refiro ao rolo entre a diretoria da empresa Kah Sports e do Paulista FC. Vamos lá:

A parceira do Galo da Japi anunciou aos 4 cantos em comunicado oficial que estava encerrando sua relação com o clube. O Paulista preferiu não responder. Aguardar. Sentir a repercussão do fato.

Diante da verídica nota e a não manifestação da outra parte (que deveria e não quis falar), a Rádio Difusora (através de Adilson Freddo), o Jornal de Jundiaí (através de Thiago Batista de Olim) e a TV Tem divulgaram. Isso é informação, e nisso, o jornalismo foi muito bem. Parabéns àqueles que com honestidade e competência cumpriram sua função e informaram os interessados.

Porém, como o futebol desperta paixões, àqueles que desejavam a permanência da Kah Sports passaram a, simplesmente, detonar a imprensa por “criar fatos”. Até eu que não sou imprensa (mas “estou imprensa”) tive que aguentar bobagens supondo “matéria paga” por pessoas que não leram os textos redigidos. Ora, paga por quem? Para favorecer quem? Aliás, isso é calúnia e tem-se que provar. Mas deixa pra lá.

Na hora do almoço, o treinador do Paulista, que veio com a parceria, disse que estava se retirando também. Nova divulgação competente da imprensa, novas manifestações de incredulidade de parte da torcida. Aliás, de alguns que começaram a criar uma relação de bandido / mocinho, dizendo que Jundiaí, através de jornais, rádios e blogs, usa do Paulista para ganhar dinheiro (como se fosse possível isso, com a audiência baixa e pouco interesse que o futebol em geral está rendendo no Interior do Estado), ora que é uma campanha para acabar com o clube (que contraditório… “chupa do time” mas quer destruí-lo?). E surgiram até mesmo os “doutores em jornalismo”, citando regras de divulgação. Aliás, não vi UM só jornalista de verdade criticar a imprensa local.

Enfim: tamanha a repercussão negativa da saída do parceiro (motivada pelo fato da Diretoria do Paulista FC ter anunciado que a gestão seria EXCLUSIVAMENTE do clube), que a própria diretoria não teve alternativa ao ver o campeonato se aproximar, o desgosto dos torcedores e a possibilidade de não conseguir bancar o time, que voltou atrás. Mais uma informação, o 3o fato do dia.

Nesse ínterim, após acusações infundadas, os mais exaltados acabaram confundindo liberdade de expressão com ameaças, calúnias e outras bobagens via WhatsApp. Não entraremos aqui nesse caso, pois em particular, providências podem e foram tomadas (aliás, coisa grave de grupos envolvendo jornalistas honestos e competentes).

Mas o que mais assustou foi: o fato do Paulista ter ficado numa “sinuca de bico” e voltado atrás, publicando duas versões de um esclarecimento no final da tarde (sem data) anunciando que a parceira continua e lamentando o ocorrido. Isso tornou-se, de maneira burra, documento de vitória para energúmenos! Não entenderam que o Paulista teve que ceder por dificuldade financeira e abrir mão aos terceiros a administração do time. Ao invés de torcerem para o time jundiaiense Paulista Futebol Clube, criou-se uma louvação da Kah Sports (que mostrou-se nesse episódio forte justamente pelo poderio financeiro e elenco de atletas). Tomara que essas mesmas pessoas COBREM o CT de Treinamento citado na Nota Oficial divulgada. E aproveito para lembrar: cadê a nota oficial da Kah dizendo que se acertou? Legal usar a imprensa anunciando a saída, mas a permanência…

O interessante é que os que aplaudem a Kah como “dona informal do Paulista” são os mesmos que torceram contra a Red Bull e que ignoraram os tempos gloriosos de Etti e Lousano. Vá-se entender…

Enfim, um desabafo: o futebol, que se tornou um negócio global e com a provável aprovação da lei das SFA no Brasil, que fatalmente reduzirá o número de pequenos clubes e permitirá que alguns poucos grandes sobrevivam, ironicamente faz com que as pessoas mudem o comportamento, transmitam ódio ao invés de ludismo e, por fim, se tornem marionetes entre pessoas que faturam muito dinheiro e outras que endividam fornecedores. Mas a culpa? Ah… a culpa é de quem noticiou os fatos reais / verídicos e acontecidos…

Dá pra compreender? Não dá. Quando a derrocada do poderio de gestão do seu clube de coração para terceiros é festejada e pessoas honestas contestadas, é porque a inteligência acabou de vez.

O duro é que pago R$ 750,00 de cativas por ano (que são caras), tento ajudar informalmente no que é possível (e não preciso divulgar), frequento as arquibancadas desses 1982 e tenho que aguentar cara que nasceu ontem, não sabe nada da vida, é mal educado, nem paga ingresso ou que invade área restrita dar uma de “bom”. Paciência. É o mundo dos imbecis, que duvida dos honestos, acredita nos demagogos e criam teorias da conspiração com sacanagem. Aliás, creem em sacanagem pois costumam vivencia-las? Seria isso?

Fica a dúvida.

Boa sorte ao nosso querido Paulista FC, time da nossa Jundiaí e que não é de A ou B, mas de todos nós. E que a maioria da torcida do Galo, que é muito mais inteligente do que meia dúzia de inexperientes pessoas, possam manter a luz da racionalidade em Jayme Cintra. Torço para o presidente Levada, Dr Treffilo, Jurandir Segli Jr, remontarem o Galo. Gente de Jundiaí, trabalhadora e reconhecida por todos.

Os outros textos citados em: https://professorrafaelporcari.com/2020/01/16/e-o-galo-voltou-atras-era-isso-ou-ficar-sem-time/

E chega de futebol, pois a vida é muito mais do que uma bola e os compromissos exigem atenção (além deste assunto ter cansado). Cada um enxerga suas prioridades e encara o mundo do seu jeito. E viva a democracia (não confundir liberdade com libertinagem, óbvio).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.