– A escala de um árbitro novato para Corinthians x São Paulo. Boa ou ruim opção?

Para o importante Majestoso do próximo domingo, onde tanto Corinthians como São Paulo estão vivendo momentos turbulentos dentro e fora de campo, apitará Lucas Canetto Belotte. 

Lucas é um árbitro muito jovem (28 anos), natural de Piracicaba, professor de Educação Física e com pouco tempo de carreira no futebol profissional. Apesar de 7 anos apitando, teve uma ascensão rápida, já que com menos de 4 temporadas já chegou a série A1.

Assisti 3 partidas de Lucas até agora:

1. Em 2017, na Copa SP, em Paulista 5×1 Batatais (a semifinal que classificou o Galo de Jundiaí para a final contra o Corinthians e que horas depois estourou a história do Heltton Matheus, conhecida como “gato da Copinha”). Nesse jogo, excelente atuação.

Aqui a análise: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2017/01/22/analise-da-arbitragem-de-paulista-5×1-batatais/

2. Na final da Copa SP 2018, Lucas apitou São Paulo 0x1 Flamengo, com alguns lances inusitados e de nervosismo do árbitro, que talvez tenham mostrado que sentiu o fator “Pacaembu lotado”. Assisti dias depois o VT da partida, e nesse jogo, a atuação foi apenas razoável.

Aqui dois lances de discussão: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2018/01/26/lances-inusitados-na-final-da-copa-sao-paulo-entre-spfc-0x1-flamengo/

3. Por fim, em sua escala mais “pesada”, no amistoso entre Corinthians 2×2 Cruzeiro, não foi bem e marcou um pênalti inexistente a favor do Timão, onde o próprio atacante Roger, beneficiado pelo lance, custou a crer que era tiro penal a seu favor. A atuação ruim registrada aqui:

https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2018/07/12/e-se-roger-confessasse-ao-arbitro-sobre-o-penalti-no-amistoso-entre-corinthians-2×2-cruzeiro/

Gostaria de ressaltar: Lucas Canetto Belotte é um árbitro com potencial, demonstra levar jeito para a carreira, sabe ter autoridade em campo, corre demais no gramado e tem boa noção de posicionamento. Peca em alguns momentos disciplinar e tecnicamente por conta da falta de experiência (onde pode ser ludibriado por jogador mais rodado).

Logicamente, experiência se adquire trabalhando, mas existe tanto momento mais propício para lançar árbitro… Forçar a revelação de um juiz de futebol num jogo como esse é insensível demais. Escolhe um clássico menos conturbado, dona FPF, quando não exista uma animosidade de fatores intra e extra campo como a que ocorre agora. 

Se Belotte fosse escalado no Santos x São Paulo de dias atrás, quando tudo estava “às  mil maravilhas para as equipes”, ótimo. Mas no jogo escolhido, digo, sorteado de domingo, eu evitaria (apesar das virtudes do juizão citadas acima).

Desejo um bom trabalho à arbitragem é ótimo jogo a todos! 

Resultado de imagem para Corinthians x Sao paulo paulistão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.