por Reinaldo Oliveira
Com a reunião ordinária realizada no dia 17 de janeiro na paróquia São José Operário, do Bairro do Retiro, a Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí iniciou as atividades de 2015.
Ela que teve intenso trabalho no ano de 2014, como os Encontros com Políticos das 11 cidades da área da Diocese, da Apresentação dos Candidatos a Deputados, Caminhada dos Martires, participação no Plebiscito Popular e outros, tem boa programação para 2015.
De acordo com Claudio Nascimento – ccordenador diocesano da Pastoral, o trabalho de 2014 foi bastante exitoso e que 2015 será melhor ainda. Ele informou que por conta disso a Pastoral vai atuar mais na articulação com as paróquias da diocese.
Também estão previstos mais palestras de formação para os agentes das pastorais, no sentido de capacitação de visão crítica com vistas à cidadania. Fato de destaque a participação de novas pessoas, novas energias já presentes na primeira reunião do ano.
De acordo também com novas formas de atuação, Reinaldo Oliveira que na Pastoral atua na comunicação, até pelo paralelo de trabalhos em parceria com outras entidades da sociedade civil organizada, acredita ser positiva este avanço na maneira da Pastoral atuar.
“É necessário um maior envolvimento, uma atuação mais propositiva com relação ao acompanhamento do momento político, tanto do Legislativo como no Executivo, e para isto é preciso capacitar os agentes de pastorais. É um avanço importante e significativo.”.
Outra novidade será a descentralização das reuniões. Visitando as cidades da área da diocese, abre espaço para novas pessoas das cidades participarem. Por este motivo a próxima reunião ordinária da Pastoral será no dia 21 de fevereiro na cidade de Louveira.

