por Reinaldo Oliveira
No dia 30 de dezembro de 2015 alguns Movimentos Sociais de Itú/SP, promoveram um encontro/debate para avaliação de acontecimentos políticos ocorridos em 2014. Participaram do encontro a Pastoral Fé e Política, o Levante Popular da Juventude, Itu sem Exageros, Itu pede Socorro, Itu vai Parar e o PSOL de Itu.
Na pauta do encontro, que teve transmissão ao vivo pelo canal Youtube, fato que permitiu a participação de grande número de internautas, vários acontecimentos faziam parte mas, o debate maior foi sobre a falta de água – divulgada para o mundo inteiro, bem como a forma como a administração de Itú abordou o problema.
Os participantes apontaram que a solução do problema é paliativa, alguns bairros já sofrem novamente a falta de água, bem como a ação da Câmara Municipal de Itu, não só neste acontecimento, 9 dos 13 vereadores dão sustentação política ao prefeito, fazendo votação de assuntos importantes com pouca participação da a população.
De acordo com informações de Wagner Nascimento, da Pastoral Fé e Política o encontro foi bastante positivo, muitos outros assuntos foram debatidos e num segundo momento surgiram as propostas da criação de uma agenda e um calendário de ações dos Movimentos para o ano de 2015.
Foi consenso a manutenção de transmissão ao vivo pelo canal Youtube, a mobilização feita pelas redes sociais, convites para associações de bairros, sindicatos, igrejas e outras entidades da sociedade civil, ampliando os espaços e participação popular para o debate político. Breve será divulgado o calendário para as ações de 2015.
Wagner ainda informou que o incentivo para a reunião dos Movimentos foi inspirado numa ação que os Movimentos Sociais da cidade de Marília/SP desenvolvem naquele município, com bons resultados nas ações por eles realizadas e com a ampliação de espaços para a discussão política.
